02 de dezembro de 2019.
O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, participou na tarde da última quinta-feira (28) da homenagem da Câmara Municipal de São Luís aos 50 anos do Curso de Agronomia da Uema. Na oportunidade, o conselheiro e coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MA, o engenheiro agrônomo Airton Antelmo de Sousa, foi um dos homenageados durante a sessão.
A cerimônia foi realizada a convite do Vereador Honorato Fernandes que na ocasião entregou uma placa comemorativa aos professores e profissionais que contribuíram na construção e desenvolvimento do curso.
A mesa de honra contou com o Vereador Honorato Fernandes; o reitor da UEMA, Gustavo Costa; o ex reitor e professor José Augusto Silva Oliveira; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão- CREA, Berilo Macedo; a diretora do curso de Agronomia, Maria Cristina Mendonça, a diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, Ana Maria Silva de Araújo e o professor fundador e ex-diretor do Curso de Agronomia, Lourenço José Tavares Vieira da Silva.
Neste mesmo dia, à noite, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, no auditório da FIEMA, a sessão solene em comemoração ao Jubileu de Ouro da Escola de Agronomia.
O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa destacou em sua fala: “O que estamos fazendo aqui é celebrar a história, é resgatar a memória de pioneiros, homens, mulheres que ousaram sonhar, em tempos idos, e assumiram os desafios para muitos instransponíveis, mas que foi a força motriz de suas capacidades de trabalharem conjuntamente. A reunião daqueles que construíram essa trajetória constitui um grande farol para iluminar o futuro dessa Escola, dessa Universidade. Pois, o passado e o presente só tem sentido se nós olharmos para o futuro com esperança.
A solenidade foi marcada por uma série de homenagens para todos aqueles que fizeram e fazem parte do Curso de Agronomia. No primeiro momento, o reitor Gustavo Pereira da Costa, recebeu um troféu e certificado das mãos da diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Ana Maria Silva Araújo e da diretora do Curso de Agronomia, Ana Cristina Mendonça.
Posteriormente, as homenagens foram feitas por categorias. A primeira categoria “Personalidades que assinaram a Lei de Criação da Escola de Agronomia” teve os seguintes homenageados:
Eliezer Moreira Filho
José Maria Cabral Marques
José Sarney Costa
Lourenço José Tavares Vieira da Silva (Professor fundador e ex-diretor do Curso de Agronomia no período de Novembro de 1969 a maio de 1970).
Na segunda categoria “Professores Fundadores” os homenageados foram:
Prof. Antônio Rodrigues Nunes
Prof. Aziz Tajra Neto
Prof. Carlos Alberto dos Santos Marques
Prof. Evandro Ferreira das Chagas
Heráclito Herculano de Sousa Aquino
Hiran Carneiro dos Santos
Jaime Ribeiro da Silva Maia
João Batista Silva Braga
João Rebelo Vieira
José Carlos de Araújo Silva
José de Jesus Reis Athayde
José de Ribamar dos Santos Muniz
José de Ribamar Ribeiro
José Mariano dos Santos
José Ribamar Moreira Lima
José Roberto Soares
José Trajano Brandão Martins
Kilmer Freitas Costa
Manlio Silvestre Fernandes,
Miguel Roeder
Reynaldo Soares de Lyra Pessoa
Rufino Fernandes
Severino Pessoa de Lima
Waldimir Coelho Costa Junior
Na terceira categoria “Diretores de Curso” os homenageados foram:
Profa. Ana Maria Silva de Araújo
Prof. Flavio Pomar de Andrade
Prof. Francisco Nóbrega dos Santos
Prof. Hamilton Jesus Santos Almeida
Prof. José Augusto Silva Oliveira
Prof. José dos Santos Pinheiro
Profa. Maria Cristina da Silva Mendonça
Profa. Maria Rosangela Malheiros Silva
Prof. Moisés Rodrigues Martins
E na categoria “In Memorian” os homenageados foram:
Antônio Augusto Ewerton Martins
Avelino Oliveira Serra
Djalma Nina Rodrigues
Elias Sefer
Ezelberto Martins
Graccho Bolivar Pinheiro da Silva
Joaquim Cesar dos Santos
José Raimundo dos Santos Muniz,
Milton do Espirito Santo Maciel
Newton Emmanoel Junqueira Ayres
Raimundo João Barbosa Pinheiro
Roberto de Pádua Macieira
Rosa Mochel Martins
Assembleia Legislativa também homenageia o Jubileu de ouro.
A Assembleia Legislativa do Maranhão também realizou uma homenagem, no dia 26/11, aos 50 anos do curso, por meio de um requerimento do deputado Estadual César Pires. Na ocasião, foi realizada a solenidade de lançamento do Selo alusivo a essa data.
Criada a 3 de novembro de 1969, Lei nᵒ 3003, e regulamentada pelo decreto nᵒ 4045, de 12 de dezembro do mesmo ano, como entidade autárquica estadual, com autonomia orçamentária, administrativa e didática, e sede em São Luís, a Escola de Agronomia do Maranhão recebeu autorização de funcionamento do Conselho Estadual de Educação em 30 de setembro de 1970 e foi reconhecida como Instituição de Ensino Superior do Curso de Agronomia, em sessão plenária do Conselho Federal de Educação em 30 de abril de 1974.
Fonte: Com informações do site da Uema.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA