Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campanha Novembro Azul: Crea-MA promove palestra “prevenção sem preconceito”.

29 de novembro de 2019.

palestra novembro

    Durante o mês de novembro, diversos países aderem à campanha Novembro Azul. O objetivo é chamar atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem, principalmente em relação à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento, iniciado em 2003 na Austrália, chegou ao Brasil, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.

   O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), assim como no Outubro Rosa, aderiu à campanha e realizou ontem (28), em parceria com a Fundação Antônio Dino, a palestra “Prevenção sem preconceito” ministrada pela enfermeira do Hospital Aldenora Belo, Pabline Verzaro.

   O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, fez a abertura da palestra e logo em seguida assistiu à apresentação juntamente com os servidores do Conselho. “A palestra foi de muita importância para todos os homens que fazem parte da família Crea-MA.  Primeiro, pelos esclarecimentos e também para quebrar alguns tabus que muitas vezes impedem os homens de realizar o tratamento preventivo. A grande importância disso é que estou vendo agora no Crea-MA, com a nossa gestão, a preocupação com a saúde dos nossos colaboradores. Promovemos uma apresentação no Outubro Rosa e agora, no Novembro azul e outros eventos que temos realizado para que haja uma consciência quanto a dar importância à saúde, para tudo na vida, inclusive para atuar aqui no Conselho”, afirmou o presidente.

   Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens. Porém, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 95%. Isso mostra que o diferencial no prognóstico dessa, e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado.

   Para ter o diagnóstico precoce, é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e reforçar nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema. “Nós, do Hospital Aldenora Belo, ficamos muito felizes com a procura de empresas para prestar esse serviço, para a sociedade, de conscientização e prevenção do câncer de próstata”, afirmou a enfermeira Pabline Verzaro.

    De acordo com ela, muitos homens estão morrendo porque não têm essa cultura de buscar, de ir frequentemente ao urologista pra fazer os exames e tentar descobrir essa doença nos estágios iniciais. “Então eu fico feliz porque a palestra é uma forma de compartilhar o conhecimento”, afirma Pabline.

 

 

Crea-MA lança curso gratuito de Perito Rural no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea-MA abre o mês de outubro com o primeiro curso da programação Crea Qualificando: o Curso de Perito Rural,…

Equidade de gênero, tecnologia e sustentabilidade: contribuições da Mútua para a 79ª Soea

A 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) é promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e…

Força-Tarefa avança na Região Norte com foco em agronomia e segurança

Integrantes da segunda fase da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização A segunda fase da Força-Tarefa Nacional de…

Confira os cursos gratuitos do Crea Qualificando para setembro

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) torna público os cursos do programa Crea Qualificando para o…
Pular para o conteúdo