29 de novembro de 2019.
Durante o mês de novembro, diversos países aderem à campanha Novembro Azul. O objetivo é chamar atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem, principalmente em relação à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento, iniciado em 2003 na Austrália, chegou ao Brasil, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), assim como no Outubro Rosa, aderiu à campanha e realizou ontem (28), em parceria com a Fundação Antônio Dino, a palestra “Prevenção sem preconceito” ministrada pela enfermeira do Hospital Aldenora Belo, Pabline Verzaro.
O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, fez a abertura da palestra e logo em seguida assistiu à apresentação juntamente com os servidores do Conselho. “A palestra foi de muita importância para todos os homens que fazem parte da família Crea-MA. Primeiro, pelos esclarecimentos e também para quebrar alguns tabus que muitas vezes impedem os homens de realizar o tratamento preventivo. A grande importância disso é que estou vendo agora no Crea-MA, com a nossa gestão, a preocupação com a saúde dos nossos colaboradores. Promovemos uma apresentação no Outubro Rosa e agora, no Novembro azul e outros eventos que temos realizado para que haja uma consciência quanto a dar importância à saúde, para tudo na vida, inclusive para atuar aqui no Conselho”, afirmou o presidente.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens. Porém, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 95%. Isso mostra que o diferencial no prognóstico dessa, e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado.
Para ter o diagnóstico precoce, é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e reforçar nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema. “Nós, do Hospital Aldenora Belo, ficamos muito felizes com a procura de empresas para prestar esse serviço, para a sociedade, de conscientização e prevenção do câncer de próstata”, afirmou a enfermeira Pabline Verzaro.
De acordo com ela, muitos homens estão morrendo porque não têm essa cultura de buscar, de ir frequentemente ao urologista pra fazer os exames e tentar descobrir essa doença nos estágios iniciais. “Então eu fico feliz porque a palestra é uma forma de compartilhar o conhecimento”, afirma Pabline.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA