Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campanha Novembro Azul: Crea-MA promove palestra “prevenção sem preconceito”.

29 de novembro de 2019.

palestra novembro

    Durante o mês de novembro, diversos países aderem à campanha Novembro Azul. O objetivo é chamar atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem, principalmente em relação à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento, iniciado em 2003 na Austrália, chegou ao Brasil, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.

   O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), assim como no Outubro Rosa, aderiu à campanha e realizou ontem (28), em parceria com a Fundação Antônio Dino, a palestra “Prevenção sem preconceito” ministrada pela enfermeira do Hospital Aldenora Belo, Pabline Verzaro.

   O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, fez a abertura da palestra e logo em seguida assistiu à apresentação juntamente com os servidores do Conselho. “A palestra foi de muita importância para todos os homens que fazem parte da família Crea-MA.  Primeiro, pelos esclarecimentos e também para quebrar alguns tabus que muitas vezes impedem os homens de realizar o tratamento preventivo. A grande importância disso é que estou vendo agora no Crea-MA, com a nossa gestão, a preocupação com a saúde dos nossos colaboradores. Promovemos uma apresentação no Outubro Rosa e agora, no Novembro azul e outros eventos que temos realizado para que haja uma consciência quanto a dar importância à saúde, para tudo na vida, inclusive para atuar aqui no Conselho”, afirmou o presidente.

   Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens. Porém, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 95%. Isso mostra que o diferencial no prognóstico dessa, e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado.

   Para ter o diagnóstico precoce, é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e reforçar nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema. “Nós, do Hospital Aldenora Belo, ficamos muito felizes com a procura de empresas para prestar esse serviço, para a sociedade, de conscientização e prevenção do câncer de próstata”, afirmou a enfermeira Pabline Verzaro.

    De acordo com ela, muitos homens estão morrendo porque não têm essa cultura de buscar, de ir frequentemente ao urologista pra fazer os exames e tentar descobrir essa doença nos estágios iniciais. “Então eu fico feliz porque a palestra é uma forma de compartilhar o conhecimento”, afirma Pabline.

 

 

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo