Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MOB apresenta projeto BRT-Litorânea para engenheiros e arquitetos.

10 de outubro de 2019. 

mob

O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo, apresentou na tarde desta quarta-feira, 09, o projeto BRT – Litorânea para uma plateia de engenheiros e arquitetos de várias entidades e órgãos maranhenses. Estavam presentes representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), Clube de Engenheiros do Maranhão (CEM), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAP), Secretaria de Infraestrutura (SINFRA), entre outros.

  Representaram o Crea-MA,  o presidente em exercício, Sedivan Costa e os conselheiros Arnaldo Muniz, Paulo Hadade e Antônio Samuel Maia.

   Na apresentação, Lawrence explanou sobre os investimentos, etapas da obras, cronograma de execução, detalhando o projeto de implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) que vai inaugurar um novo corredor de transporte público na grande ilha.

   “A implantação do BRT vai beneficiar a população de Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís integrando esses municípios, reduzindo o tempo de viagem entre eles e trazendo melhorias para o transporte público metropolitano. Ofertando um sistema com mais qualidade, iremos proporcionar mais qualidade de vida para a população, além de fomentar o comércio e o turismo”, relatou Lawrence.

BRT

   Maior obra de mobilidade do Estado do Maranhão, o projeto BRT-Litorânea tem investimento de R$ 140 milhões de reais, com início na Avenida Atlântica no bairro do Araçagi, seguindo pela Avenida São Carlos, o BRT acessa o prolongamento da Litorânea e segue até a rotatória da Polícia Militar, através da Avenida Colares Moreira. Apos esse trecho, retorna pela Avenida dos Holandeses, e segue novamente até o bairro do Araçagi, completando o trajeto de 23 quilômetros.

   O BRT será operado com ônibus articulados, com faixas exclusivas de pavimento rígido (concreto), e com prioridade nos semáforos (onda verde). Ao longo de todo o percurso haverá estações de embarques e desembarques acessíveis, ciclovias e passeios, além da manutenção do fluxo de veículos em sentido duplo, com duas faixas em cada via e, no centro, a faixa do BRT.

   O BRT vai contar com dois terminais de integração, um na região do Araçagi e outro na região do Calhau, além de linhas alimentadoras exclusivas que sairão dos bairros dos municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar para o terminal do Araçagi e linhas circulares que irão distribuir a população para os bairros da Ponta D’areia, Renascença c São Francisco, Camboa, Areinha e todo o perímetro do centro de São Luís.

   Para Carlos Augusto Vieira, engenheiro do IBAPE, a reunião foi muito proveitosa.

   “A MOB dá a oportunidade de discutir com a sociedade, aqui representada pelos profissionais do Maranhão sobre o que está sendo feito, de que maneira está sendo feito, as dificuldades, ouvir as nossas opiniões e ponderar sobre elas”, disse Carlos Augusto.

   Já para Luís Hadade, conselheiro do Crea-MA e diretor técnico de engenharia do CEM, o encontro representa o início das discussões.

    “Em obras de engenharia é sempre importante convocar as entidades que são representativas legais. Então o intuito nosso foi esse, de participação. Agora é necessário mais encontros como esse e disponibilidade e acesso aos projetos para a gente conseguir discutir com mais embasamento”, disse Luís.

Fonte: Assessoria de Comunicação da MOB.

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo