Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmaras de Segurança do Trabalho discutem ensino e redução de acidentes

09 de agosto de 2019.

camara trabalho

    Durante três dias de debate em Brasília, a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) elaborou nove propostas que tratam, entre outros assuntos, de normas regulamentadoras, educação, política nacional e redução de acidentes de trabalho. 

    Na avaliação da coordenadora Luciana Macedo Silva, a reunião da CCEEST foi produtiva. “O grupo está coeso e trabalhou muito produzindo várias proposituras de interesse dos profissionais e da sociedade”, afirmou.

    O tema ensino foi pautado na conversa entre a coordenadoria e o presidente do Confea, Joel Krüger, na manhã da sexta-feira (9), quando foi pontuada a importância do controle de qualidade na formação de engenheiros de segurança do trabalho.

vilson

    O membro titular da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Segurança do Trabalho do Crea-MA, Antônio Vilson Silva Dias participou da reunião da CCEEST.

   Sobre Ensino a Distância, foi consolidado que as disciplinas sejam, no máximo, 20% EAD. Nessa modalidade, poderão ser ministradas somente matérias complementares. Também ficou definido que os professores de conteúdos específicos necessitarão ter formação em Engenharia de Segurança do Trabalho, e a instituição de ensino deverá ter, ao menos, um polo físico no Estado para recepcionar apresentações presenciais de monografia. 

Cooperação
    Entre as iniciativas, foi proposto que o Confea firme acordo de cooperação técnica com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a fim de mapear e desenvolver soluções para diminuição de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A coordenadoria defende a redução de 20% dessas ocorrências no Brasil. 

    Também foi elaborada proposta de participação de dois membros da CCEEST no GT Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério da Economia. O objetivo é permitir que as demandas da Engenharia de Segurança do Trabalho sejam contempladas nos debates do grupo.

   Todos os assuntos discutidos nesta semana serão enviados para deliberação e aprovação da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), e posterior encaminhamento ao Plenário do Confea. A coordenadoria volta a se reunir em novembro, no Piauí.

Fonte: Site do Confea.

 

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo