Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Creas definem prioridades para melhoria de serviços de tecnologia.

31 de julho de 2019.

TI

    Depois de dois dias de análise de cenários e compartilhamento de experiências, os participantes do Encontro de TI do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2019 listaram, nesta quarta-feira (31), soluções para aprimoramento de estruturas e serviços de Tecnologia da Informação.

    Entre as propostas, estão a criação de cadastro de empresas com módulo para vinculação com profissionais dentro do Sistema de Informações Confea/Crea (SIC); emissão de relatórios também dentro desta ferramenta que, entre outras funções, reúne dados de profissionais e instituições de ensino registrados nos Regionais; e implantação da versão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) capaz de integrar os 27 Creas.

   Com foco no aperfeiçoamento de atividades, os participantes trocaram informações sobre o desenvolvimento de projetos. Aplicativos para fiscalização, busca de profissionais, cadastramento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e de Livro de Ordem; adoção de receituário agronômico online; além de automatização de fluxos são algumas das modernidades que tão logo irão tornar mais eficientes os serviços nos Conselhos Regionais.  

hilton

     Do Crea-MA participou o chefe do Setor de Tecnologia de Informação, Hilton Ney Costa Matos.

    Ao recepcionar iniciativas e sugestões, o gerente de Tecnologia da Informação do Confea, pontuou que o evento cumpriu o objetivo de conhecer a impressão dos Creas sobre o que pode ser melhorado. “Assim vamos poder criar novos padrões de tecnologia”, sinalizou Rodrigo Borges.

    A partir do encontro, o Confea irá compilar as informações coletadas e definir os rumos de atuação, como explicou o assessor da Gerência de TI, Sérgio Martins. “Esse material irá nortear nossos passos”.

    Ao grupo, o superintendente de Estratégia e Gestão do Conselho Federal garantiu que os “desdobramentos do encontro serão efetivos para que o Sistema funcione de modo ainda mais integrado”, ressaltou Renato Barros.

Facilidades

    No momento de troca experiências, o Crea-BA apresentou aos participantes a ART com assistente virtual, batizada de Minerva. “Com menos de dez passos, a ferramenta auxilia no preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica, e assim o profissional tem menos dificuldades no fornecimento de dados”, explicou o analista de sistemas do Regional da Bahia, Marcelo Pessoa.

    Hoje é possível efetivar ART de obra/serviço e cargo/função, mas a previsão é de que todos os tipos de Anotação possam ter o preenchimento orientado pela assistente online.  

    A ferramenta é um dos módulos do aplicativo de fiscalização georreferenciada, que em breve será implantado. A novidade permitirá aos fiscais identificar a regularidade de obras no perímetro vistoriado e também receber denúncias em tempo real. Além disso, o app será utilizado no planejamento de ações fiscalizatórias, com indicação de latitude e longitude do ponto a ser inspecionado e sugestão de rota de trânsito.

Ações padronizadas

    A “Integração dos Sistemas Corporativos Confea/Crea” foi o tema tratado na manhã desta quarta-feira e traduz o principal objetivo do evento: integrar o Sistema por meio de ações previamente padronizadas.

    Comandados por Rodrigo Borges e Sérgio Martins, respectivamente, gerente e integrante da equipe de TI do Confea, os trabalhos focaram na adaptação do profissional ao Livro de Ordem, instituído pelo Confea por meio da Resolução 1.024 de 2009, e que basicamente complementa os dados já fornecidos na Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além de reunir todas as ARTs de uma obra, facilitando a montagem da Certidão de Acervo Técnico (CAT).

Avaliação

    Na opinião dos participantes, a agenda é uma oportunidade de sinergia. “Pudemos socializar informações de forma democrática, além de catalogar iniciativas”, comentou o representante do Crea-MG, César Paiva, que teve a fala complementada pelo funcionário do Regional paulista. “É uma realidade em que a gente consegue unir forças e, por isso, o encontro foi proveitoso”, disse Rafael Miranda.

    Presentes no evento, os conselheiros federais também avaliaram positivamente a programação. “Conversas em eventos como este proporcionam troca de ideias e isso é importante especialmente para vocês que são a área de inteligência do Sistema”, pontuou o eng. agr. Annibal Margon.

    Para o conselheiro eng. eletric. Jorge Bitencourt, “a interação viabiliza a unidade de ação para satisfazer os anseios dos órgãos de controle, dos profissionais e da sociedade”. “A unicidade com foco no aperfeiçoamento da fiscalização é o nosso ideal”, finalizou o eng. mec. Ronald do Monte Santos. 

Fonte: Site do Confea.

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo