Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão do Crea-MA fiscaliza Áreas de Resíduos de Bauxita da Alumar.

08 de março de 2019.

alumar)

    Uma comissão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) realizou nesta quinta-feira (07) fiscalização e vistoria das Áreas de Resíduos de Bauxita (ARB’s) da Alumar. A fiscalização faz parte de uma série de visitas às 11 barragens do Maranhão, que iniciou na semana passada, quando foi feita a fiscalização da Barragem do Bacanga.

    O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, informou que a previsão é de que até o final deste mês sejam concluídas as fiscalizações com a ida até a Barragem do Flores, em Joselândia, na Hidrelétrica de Estreito, na Barragem do Venê, em Godofredo Viana e na Barragem de Pericumã, localizada no município de Pinheiro.

    Ele explicou que ao final das visitas o Crea-MA vai produzir um relatório apontando, caso seja necessário, as ações que precisam ser realizadas, como por exemplo, requisitos de segurança e da necessidade de profissionais habilitados para exercer os cargos e funções nestas obras, comprovado por meio das Anotações de Responsabilidade Técnica, as Art´s.” Estamos concluindo internamente um levantamento das ART´s de manutenção, laudos periciais e outros que garantam o perfeito funcionamento das áreas”, explicou Berilo Macedo.

    Também participaram da visita à Alumar, os engenheiros Luiz Plécio e Antônio Carlos e o geólogo Thiago Moreira – membros da Comissão do Crea criada para fiscalizar as barragens, além de representantes da Defesa Civil de São Luís, o presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, Carlos Rangel e o Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.

WhatsApp Image 2019-03-08 at 09.14.41

    O diretor da Alumar, Helder Teixeira recepcionou a comitiva e junto com outros gestores fez uma apresentação institucional da empresa detalhando, entre outros temas, o funcionamento das Áreas de Resíduos de Bauxita e o plano de segurança destas áreas.

    Sobre as ART´s, durante a apresentação, o presidente Berilo Macedo alertou ao diretor da necessidade de que cada engenheiro possua uma ART de cargo ou função na empresa. “A visita foi muito boa e vamos trabalhar em conjunto e relação às recomendações que foram feitas pelo Crea”, garantiu Helder Teixeira.

    Ele explicou que, atualmente, das 7 ARB´s, apenas duas estão em operação e uma outra que vai começar a operar até o início de abril. As outras quatro não estão operando há alguns anos.

     A Comissão constituída pelo Crea-MA verificou que as Áreas de Resíduos de Bauxita da Alumar possuem altura máxima de 25m e não são edificadas em locais altos. Elas são formadas pelos Sistema de Contenção, de Impermeabilização e de Drenagem de Fundo.

 

Confira os cursos gratuitos do Crea Qualificando para setembro

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) torna público os cursos do programa Crea Qualificando para o…

Confira os cursos gratuitos que o CREA Maranhão está promovendo focando na qualificação e capacitação profissional

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) torna público os cursos do programa Crea Qualificando…

CREA Maranhão consegue suspensão imediata de concurso para engenheiro agrônomo na prefeitura de São Luís Gonzaga

O Crea Maranhão conseguiu a suspensão imediata do concurso da Prefeitura de São Luís Gonzaga para o cargo de engenheiro…

Curso completo – Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais

  Curso completo - Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais * Conforme a ABNT; * Metodologia Prática; * Software específico…
Pular para o conteúdo