27 de fevereiro de 2019.
Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) estiveram na manhã de hoje (27) na Passarela do Samba em mais uma ação da Operação Folia. Na fiscalização da passarela, que este ano terá capacidade para 10 mil pessoas, foi verificada a existência de responsáveis técnicos pela execução de toda a obra, tais como: montagem, estrutura metálica, instalações elétricas, aterramento, geradores, sonorização e sistema de combate a incêndio.
A Operação Folia desenvolvida pelo Crea no carnaval também está sendo executada em clubes, montagem de carros alegóricos e casas de shows que irão realizar bailes de carnaval.
Antes de ir ao local, a equipe da Superintendência de Fiscalização do Conselho faz uma análise do que já foi registrado no Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do CREA-MA (Sitac). Este registro é feito por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica, documento que traz informações aprovando que a obra ou serviço é feita por um profissional habilitado.
Uma via ou cópia da ART deve, obrigatoriamente, permanecer na obra/serviço, enquanto durar sua execução. O objetivo é facilitar o trabalho da fiscalização e evitar autuações indevidas.
O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, falou da importância da fiscalização, que também traz segurança para a sociedade porque verifica se as obras e os serviços são feitos por profissionais e não por leigos. “Ao constatar que a obra não possui um responsável técnico habilitado, ou quando está sendo executada por um leigo, o agente fiscal do Crea procede à lavratura do auto de Infração”, explicou Macedo.
A programação da Passarela de Samba terá início na sexta-feira (01), a partir das 18h e prossegue até a quarta-feira de cinzas com diversas apresentações como tambor de crioula, desfile de tribos de índios, blocos tradicionais e escolas de samba.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA