Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reunião da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil debate a unificação da ART.

23 de novembroWhatsApp Image 2018-11-21 at 09.25.45

    Encerrou hoje, na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná – Senge – a 4ª Reunião Extraordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil – CCEEC, encontro que reúne autoridades ligadas à Engenharia Civil de todo o Brasil para discutir temas como: a unificação de procedimentos da área, atribuições da modalidade, fiscalização e responsabilidade técnica, entre outros.

WhatsApp Image 2018-11-21 at 10.40.54

    Representando o Crea-MA, participou da reunião o conselheiro e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Ambiental, o engenheiro civil Antônio Carlos Amaral Ribeiro.

    “É muito importante esse tipo de reunião, esse ensejo nos possibilita mostrar as ações pioneiras que desenvolvemos aqui no Paraná, e que nos deixaram no posto de exemplo para os Creas do Brasil. Nesses três dias foi possível discutir, com ajuda dos nossos companheiros da Civil do Crea-PR, Nilton Prado e Luiz Capraro, questões importantíssimas que podem ser assimiladas pelos Coordenadores que aqui estão”, comenta o Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-PR, Eng. Civ. José Carlos de Jesus. 

O encontro, que durou três dias (21, 22 e 23/11), teve oito discussões sobre temas de pertinência da modalidade e, como grande foco, o alinhamento da unificação de procedimentos da Engenharia Civil, com ênfase na ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. O principal instrumento de trabalho das Engenharias, Agronomia e Geociências passa neste momento por diversas reformulações. Segundo os profissionais, além de estar defasado, ele compromete o serviço do profissional que trabalha em Estados diferentes, é como comenta o Coordenador da CEEC do Paraná: “Esse é um dos grandes problemas que enfrentamos atualmente aqui no Estado. São corriqueiras as dificuldades que os profissionais apresentam ao desempenhar um trabalho na divisa com Santa Catarina, por exemplo. Ele começa a construção de uma ponte aqui, com uma ART específica, e termina ela sobre outra jurisdição, tendo que realizar uma nova ART, da qual ele, por muitas vezes, não tem conhecimento total sobre. Isso faz com que a insegurança seja enorme. A nossa intenção com este encontro é deixar encaminhado essa questão da unificação das ARTs, para que esse tipo de problema não ocorra”, enfatiza o Coordenador.

   O Coordenador da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil – CCEEC – Eng. Civ. Carlos Eduardo Domingues e Silva, além de corroborar com a questão das ARTs, acrescenta que não é só isso que deve ser a prioridade por parte da CCEEC, pois existem diversos temas a serem trabalhados que também tem efeito na vida do profissional. “A Engenharia Civil compõe grande parte do Sistema, isso é muito impactante. Mas a nossa preocupação vai muito além de somente discutir o Sistema ou as ARTs, que são importantíssimas. Nesses três dias procuramos defender os interesses dos profissionais. Queremos uma Engenharia Civil forte, moderna, e com leis que fazem jus a atual situação do país e da Engenharia, ajudando assim a adaptar a Civil ao mundo atual. Desta maneira garantiremos o que é de dever dos Conselhos Regionais, que é o de fiscalizar e prezar pela disponibilização de profissionais capacitados e habilitados para a prestação de serviço para a sociedade”, comenta o Coordenador. 

    Ao final da reunião, o Eng. Carlos comentou um pouco suas aspirações para o ano de 2019, prevendo que a Engenharia Civil estará a todo vapor. “Tenho fé que no ano que está por vir tudo se normalize. Que o emprego volte a crescer e que a Civil volte a ser o que sempre foi: o motor do país. Espero que seja um ano de reformulação para o Brasil e para o Sistema Confea/Crea”, finalizando a reunião.

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo