Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Confea discute parceria com Sociedade Americana de Agronomia.

09 de novembro.

confea baltimore

    O conselheiro federal pelo Crea-MA, Francisco Soares, integrou esta semana a missão representativa formada por engenheiros agrônomos do Sistema Confea/Crea que participou, de 4  a 7 de novembro, da Reunião Anual Internacional realizada pela Sociedade Americana de Agronomia em Baltimore, nos Estados Unidos.

    Na agenda que neste ano aborda o tema “Aumentando a Produtividade em um Clima em Mudança”, o Confea discutiu a possibilidade de firmar parceria com a sociedade para permitir acesso aos cursos oferecidos pela entidade norte-americana, como adiantou o conselheiro federal, eng. agr. Evandro Martins nesta terça-feira (6). “Fizemos um primeiro contato com a alta direção da sociedade e a receptividade foi boa.”

    O próximo passo, segundo o conselheiro, é “encaminhar até o fim do ano uma carta de intenção para a sociedade formalizando o pretenso acordo”.

    Na avaliação do titular da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), eng. agr. Kléber Santos, a missão apresenta “grande potencial de resultados concretos”. Santos também sinalizou apoio ao possível acordo: “A CCEAGRO pode auxiliar, mediante sua grande capilaridade, para intensificar intercâmbios e participação de profissionais brasileiros de Agronomia, no mercado mundial de trabalho”.

   Além do conselheiro Francisco Soares, também participaram do encontro os conselheiros federais e engenheiros agrônomos Evandro Martins, Laércio Aires dos Santos e João Bosco de Andrade Lima Filho; o titular da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia, eng. agr. Kléber Santos; e o assessor da Presidência do Confea, eng. agr. Flávio Bolzan. Representando a SociedadeAmericana de Agronomia estavam o presidente Gary M. Pierzynski; a diretora executiva Ellen G.M. Bergfeld; e os diretores Elizabeth Guertal e Luther B. Smith.

Intercâmbio 
    A Reunião Anual Internacional proporcionou ainda ao Confea a troca de informações com a Sociedade Americana de Agronomia sobre ensino a distância e extensão rural, por exemplo.

   O modelo de certificação profissional adotado pela entidade também chamou atenção dos representantes brasileiros. “O profissional pode ter certificação em determinada área em que ele seja especialista, e isso dá a ele vantagem no mercado de trabalho”, afirmou o conselheiro federal Evandro Martins pontuando que o sistema funciona ainda como um controle de qualidade considerando que a certificação é revalidada a cada dois anos. Essa experiência também será trazida ao Confea para análise e discussão.

Evento
  A Reunião Anual Internacional deste ano conta com mais de 2 mil apresentações técnicas, além de cerimônias de premiação. Acontece também exposição de equipamentos científicos, suprimentos e serviços. A agenda é uma oportunidade para profissionais que trabalham na área de Agronomia, culturas, solo e ciências para conhecer as últimas pesquisas, aprender com seus pares e expandir sua base de conhecimento.

* Com informações do Site do Confea.

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo