Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saída dos Técnicos do Crea é debatida durante Fórum de presidentes de Creas do Nordeste.

IMG_7053

     A saída dos técnicos do Sistema Confea/Crea foi o principal tema das discussões da 1ª Reunião dos Presidentes dos Creas do Nordeste, realizado hoje, em Salvador.  As propostas discutidas na reunião, coordenada pelo gestor do Crea-BA, engenheiro civil Luís Edmundo Prado de Campos, farão parte da pauta da reunião do Colégio de Presidentes, que ocorrerá na próxima semana, em Maceió (AL).

    Além do presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, e do Crea da Bahia,  também participaram os presidentes dos Creas de Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Maranhão.

    Para Berilo Macedo, a reunião cumpriu com o objetivo pela busca da uniformização de procedimentos da fiscalização. “Destacamos a aplicação, na íntegra, da Resolução nº 1073/2016, que regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campi de atuação dos profissionais e os impactos decorrentes da criação do Conselho dos Técnicos, dentre outros temas relevantes para o aperfeiçoamento dos processos dos regionais”, avaliou o presidente.

    Com a saída dos técnicos, a perda é de 10% a 15% da receita e os presidentes dos conselhos regionais afirmaram que o momento agora é de trabalhar com planejamento, normativos e atos que protejam os profissionais que são acolhidos pelo Sistema Confea/Crea.

IMG_7015

    TCU – As exigências em torno do que é cobrado pelo Tribunal de Contas da União foi destacado pelo presidente do Crea-BA. Na ocasião, ele partilhou a experiência que a Bahia teve com o TCU e aproveitou a oportunidade para lembrar a importância do Livro de Ordem para combater o acobertamento profissional. “A hora agora é de elaborar resolução mais clara em relação às obras e serviços às quais efetivamente se aplicará o Livro de Ordem”.

    Anatel – A Resolução 680/2017 da Anatel, aprova o regulamento sobre equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita e altera o regulamento dos serviços de telecomunicações, o regulamento de gestão da qualidade do serviço de comunicação multimídia, o regulamento do serviço de comunicação multimídia e o regulamento do serviço limitado privado. A matéria, apresentada pelo presidente do Crea-SE, Arício Resende Silva, dispensa registro de empresas com até 5 mil acessos.  Como encaminhamento, o fórum se posicionou a favor do registro do responsável técnico pelos empreendimentos, independente de resolução, e vai solicitar da agência a relação das empresas que se enquadram no perfil contemplado pela regulamentação.

    Fóruns de Conselhos Estaduais – Foi outro item da pauta da reunião. A experiência exitosa do Rio Grande do Norte foi relatada pela gestora. “Nesses colegiados é possível unir os pontos comuns, promover ações sociais, rever taxas bancárias e fornecedores. É interessante que os estados sejam protagonistas desta ideia para o fortalecimento dos conselhos e ordens de fiscalização profissional”, afirma Ana Adalgisa. Os Creas da Bahia e de Pernambuco também participam de grupos semelhantes.

Fonte: Ascom Crea-BA.

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo