Foi realizada no último sábado (17) uma audiência pública que teve como principal pauta a defesa da Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó. O evento, organizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, contou com a participação da Superintendente do Crea-MA, Odinea Ribeiro.
A audiência foi conduzida pelo deputado Bira do Pindaré, que é vice presidente da comissão. Também participaram moradores, professores, pesquisadores, entidades, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Fapema, Ufma, OAB, Uema, além de professores, pesquisadores da área e membros de outras instituições.
Sobre a ocupação indevida da área, a venda dos lotes na reserva do Itapiracó está embargada, segundo informou a secretária-adjunta de Recursos Ambientais da Sema, Talissa Moraes, acrescentando ainda que o órgão estadual não vai autorizar nenhum tipo de supressão de vegetação na área, por ser uma APA.
Na audiência foi solicitada a criação de um conselho consultivo, a instalação de um ecoponto, a elaboração de um diagnóstico atual da área, além de outras demandas da comunidade e dos participantes do encontro.
Odinéa Ribeiro elogiou a realização da audiência, onde foram discutidos assuntos do interesse de todos, e ressaltou a criação do Fórum em Defesa da APA Itapiracó. “É um exercício de cidadania para os beneficiados e para o poder publico. A comunidade organizada tem muito mais poder de conquistar seus direitos”, afirmou a superintendente do Crea-MA.
Fonte: Fotos e informações do site da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA