Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bahia sedia preparatório do Nordeste para o Fórum Mundial da Água

forum.png

    A partir desta quarta-feira (18), às 18h, Juazeiro sediará o 6º Encontro Preparatório da Engenharia e da Agronomia para o Fórum Mundial da Água. Nele serão debatidas propostas para o manejo sustentável dos recursos hídricos por profissionais das duas áreas de todo o Nordeste a serem apresentadas no evento global. O Fórum acontece entre os dias 18 e 20 de outubro no Complexo de Multieventos da Univasf e terá presença de palestrantes de todo o país.

    O Fórum Mundial da Água acontece em Brasília de 18 a 23 de março de 2018 e tem como objetivo promover o uso sustentável e racional deste recurso. Esta é a primeira vez que o Fórum, promovido pelo Conselho Mundial da Água, é sediado no Hemisfério Sul. Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) de todo o Brasil estão realizando eventos preparatórios para debater soluções e apresentar propostas para o manejo sustentável dos recursos hídricos no Fórum. O 6º Encontro Preparatório da Engenharia e da Agronomia é promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia em parceria com Crea-BA.

   O destaque para o preparatório fica para sua realização às margens do Rio São Francisco, um dos maiores rios brasileiros e manancial hídrico de grande importância para o Nordeste. “O rio que dá a vida está correndo risco não só por causa das mudanças climáticas, como também devido ao assoreamento do seu leito, captação ilegal da sua água, entre outras questões. A realização do Encontro Preparatório vai intensificar as discussões na sociedade a respeito da preservação do São Francisco e será uma chance de mais uma vez falarmos sobre a urgência do processo de revitalização do Velho Chico”, assinalou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), engenheiro mecânico Marco Amigo.
 

Contribuições

    Os eventos preparatórios vêm sendo realizados desde março pelo Confea, em parceria com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), entidades de classe e com a Seção Brasil do Fórum Mundial da Água. Os encontros já foram realizados em Campinas (SP), Manaus (AM), Balneário de Camboriú (SC) e Cuiabá (MT) e contaram com a participação de lideranças do Sistema, gestores públicos e especialistas em meio ambiente, água e energia, além de representantes de instituições de ensino. O Conselho Federal espera coletar e sistematizar contribuições de profissionais das cinco regiões brasileiras e levá-las ao Fórum Mundial da Água.

    Para o evento na cidade baiana, a expectativa é reunir cerca de 700 pessoas. Entre os resultados esperados com a iniciativa está a reunião de contribuições técnicas voltadas para solucionar, por exemplo, problemas como o desperdício de água. De acordo com o presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, os recursos hídricos foram pauta de dois importantes eventos realizados pelo Conselho: Fórum Água – Vetor de Desenvolvimento Sustentável, que integrou a programação da Agenda de Desenvolvimento Bahia e o Semear Água, que discutiu a proteção dos sistemas ecossistêmicos.

 

Confira abaixo a programação do evento:

DATA: 18,19 e 20/10/17

LOCAL DO EVENTO: Complexo de Multieventos da Univasf

18/10 – ABERTURA OFICIAL DO EVENTO

18 às 21h – Mesa de abertura com participação das autoridades

Palestra de Abertura: Astronomia, Meio Ambiente e Água – Astrônomo Fernando Munaretto

19/10 – DEBATES TÉCNICOS

9 às 12h – MESA REDONDA – ÁGUA E MEIO AMBIENTE

Palestra 1 – Eng. Augusto José Pereira Filho – Climatologia/USP

Palestra 2 – Nelton Miguel Friedrich – Programa Cultivando Água Boa

14 às 17h – MESA REDONDA – ÁGUA E CIDADES

Palestra 1 – Urb. Glória Cecilia – UFBA

Palestra 2 – Eng. Ricardo Franci – UFES

20/10 – DEBATES TÉCNICOS

9 às 12h – MESA REDONDA – ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO

Palestra 1 – Eng. Maria Helena Del Grande – IFBA

Palestra 2 – Eng. Asher Kiperstok – UFBA

14 às 17h – MESA REDONDA – ÁGUA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

Palestra 1 – Geologa. Marjorie Cseko Nolasco – UEFS

Palestra 2 – Eng. Lineu Neiva Rodrigues – Embrapa Cerrados

Fonte: Assessoria de Comunicação Crea-BA

 

 

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo