Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente apresenta palestra na ACM

ACM palestra

         O presidente em exercício do Crea-MA, Clovis da Silva Souza Filho, foi o palestrante da Reunião Plenária realizada ontem (27) pela Associação Comercial do Maranhão (ACM). O presidente atendeu ao convite da ACM e a reunião foi conduzida pelo vice-presidente da Associação, Fabrizio Duailibe e a 1ª secretária, Márcia Adler. Clóvis Filho falou dos problemas de infraestrutura urbana da cidade de São Luis, das atribuições do Crea e da importância do profissional possuir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

       A ART é uma forma de definir, para efeitos legais, o responsável técnico pela execução de obras/serviços, além de dar a oportunidade para o profissional registrar, no conselho, suas obras ou serviços, cargos ou funções, visando o cadastramento de seu Acervo Técnico e a caracterização da responsabilidade técnica específica.

        Sobre os problemas de infraestrutura urbana de São Luís, o presidente do Crea esclareceu que o Conselho não tem o poder de interditar obras e que não analisa e aprova projetos. O papel do Crea é dar assessoramento aos órgãos e verificar como os profissionais estão atuando.

        O vice-presidente da ACM, Fabrizio Duailibe, elogiou a apresentação do presidente Clóvis Filho e disse que, além de entender um pouco mais do que é o trabalho do Crea, a palestra esclareceu até onde vai a autonomia do Conselho. “A palestra foi muito proveitosa e com certeza vamos firmar parcerias”, finalizou.

        Clóvis Filho ressaltou que a infraestrutura urbana de São Luís necessita de intervenções que não podem esperar muito tempo e que, em relação às obras públicas, há uma necessidade de um planejamento de longo prazo e de observância mais rígida dos critérios técnicos. “As obras, via de regra e com exceções, têm sido planejadas dentro de uma realidade que muda constantemente. A cidade cresce a um ritmo acelerado e o planejamento e o próprio modelo de trabalho do setor público acabam fazendo com que tenham vida útil muito curta”, explicou.

         O presidente em exercício afirmou também que ao mesmo tempo em que o Centro Histórico possui riscos iminentes, dificuldade de acesso e esvaziamento crescente, na chamada parte nova da cidade há um inchaço prejudicial que compromete toda a mobilidade de São Luís. “A solução para isso seria a atualização permanente e o cumprimento das determinações do Plano Diretor”, ressaltou Clovis Filho.

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo