Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

RETROSPECTIVA CREA-MA 2015

R E T R O S P E C T I V A

Janeiro

Ao assumir o mandato presidencial (2015 – 2017) neste mês, o Engenheiro Mecânico Cleudson Campos de Anchieta surpreendeu-se com o caos administrativo e financeiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Dívidas próximas dos R$ 10 milhões – de folhas de pagamento em atraso, fornecedores não pagos, passando pela falta de recolhimento de tributos a órgãos federais.

 Fevereiro

Constituídos grupos de trabalho para levantar a situação administrativo-econômico-financeira do Conselho Regional. Atualizadas as folhas de pagamento encontradas em atraso e iniciada negociação para retomada do relacionamento com fornecedores e prestadores de serviço e forma de pagamento dos débitos. Reativada a Assessoria de Comunicação.

Março

Realização (15) da primeira plenária mensal da nova administração para constituir o quadro de diretores e compor o de conselheiros estaduais integrantes das comissões. O processo se estenderia por duas outras sessões mensais, ao longo das quais se estabeleceria o plano de trabalho a ser cumprido durante este período. Homenagem pioneira à mulher-engenheira maranhense em 8 de março, por iniciativa da superintendente Rita de Cássia Neiva Cunha, engenheira agrônoma e primeira mulher a ocupar o cargo em mais de 40 anos do CREA-MA.

Abril

Por iniciativa do presidente Cleudson, o Conselho Regional de Rondônia oferece apoio tecnológico ao congênere maranhense. Equipe de assessores veio a São Luís, liderada pelo presidente Nélio Alencar e promoveu treinamento sobre técnicas administrativas e procedimentos virtuais na oferta de serviços. Meses depois a aplicação dos ensinamentos foi avaliada em nova visita dos instrutores rondonienses.

Maio

Deflagrada operação para organizar a atuação do CREA-MA em fiscalizações a obras nos municípios maranhenses. Os primeiros contatos para assinatura de acordos de cooperação foram firmados com Bom Jesus das Selvas, Alto Alegre do Pindaré e Raposa. Acordo para acompanhamento de obras de acessibilidade foi firmado com o Ministério Público do Trabalho.

Junho

Reaproximação CREA-MA e Governo do Maranhão para atuação do Conselho Regional na fiscalização de obras e serviços de iniciativa da administração estadual. No primeiro encontro reuniram-se com a assessoria técnica do Conselho os engenheiros da Secretaria Estadual de Educação. Debateram pontos-base de um futuro acordo de cooperação a ser adotado com outras repartições.

Julho

Os presidentes do CREA-MA, Engenheiro Mecânico Cleudson Campos de Anchieta, e do SENGE-MA, Engenheiro Eletricista Berilo Macedo da Silva, assumiram conjunta e solenemente os cargos para os quais foram eleito e reeleito em 2014. A posse conjunta integra a proposta de Engenharia Unida a que se propõem as principais lideranças do ramo profissional destinada ao seguimento dos profissionais e das empresas do setor em busca da consolidação da qualidade de obras e serviços.

Agosto

Generosa oferta do CREA-SP, 11 veículos destinados à fiscalização do congênere maranhense foram apresentados oficialmente à comunidade do Conselho.  Passaram a constituir a frota sucateada em administrações anteriores, que contribuiu para a desativação da fiscalização. As viaturas integram o programa de apoio inter-regional de conselhos estaduais em favor do maranhense. São aguardadas novas contribuições.

Setembro

A comemoração dos 42 anos (08/09, mas festejada a 10/09) de instalação do CREA-MA foi marcada pela homenagem a fundadores e ex-dirigentes do Conselho Regional. Na primeira etapa da programação (outras homenagens estão previstas aos pioneiros) foram brindados com troféu relativo à participação na criação do CREA. Nota infausta: o falecimento do ex-presidente e um dos homenageados o engenheiro agrônomo Gracco Bolivar Pinheiro da Silva, dia 12/09, em meio à celebração. A viúva Ilvanir recebeu a láurea posteriormente.

Outubro

O rompimento da única comporta em funcionamento da Barragem do Bacanga movimentou profissionais engenheiros da especialidade. Os do CREA-MA participaram de 3 reuniões do Conselho Temático de Infraestrutura (CTINFRA), integrante do Sistema FIEMA. Foram convidados a oferecer alternativas de correção de rumos nos serviços de recuperação do conjunto, cujo desgaste ameaça populações ribeirinhas e o equilíbrio do ambiente na região, banhada por importantes rios e acesso privilegiado ao complexo portuário que atende a capital.

Novembro

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão adotou novo modelo de fiscalização, que descaracteriza o estilo policialesco e privilegia o entendimento. A experiência foi testada em duas ocasiões recentes: na VALE e na EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária). E a primeira avaliação da assessoria técnica do CREA-MA foi considerada positiva. O modelo será amplamente adotado em 2016.

– Os Engenheiros da Agronomia, Francisco Soares da Silva (titular) e Ivanilde Soares Santos (suplente) foram eleitos conselheiros federais para representar o CREA-MA no CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). O pleito foi no dia 11 de novembro e a posse perante o plenário nacional neste dezembro.(mandato é de dois anos) Os dois já estão no pleno exercício.

DEZEMBRO

Mutua tem novo diretor

O engenheiro civil e pós-graduado em Segurança do Trabalho Antonio Vilson Dias foi eleito diretor financeiro da MUTUA, caixa de previdência dos profissionais engenheiros cadastrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Sua escolha deu-se por unanimidade.  Na MUTUA Regional atuam três diretores: administrativo, financeiro e regional. Este último ainda será eleito.Vilson Dias, 57 anos, tem 33 anos de formação acadêmica e 30 de experiência em trabalho associativo. A posse deu-se nesta terça-feira, mesmo dia do pleito. Ele é um dos coordenadores do Seminário “Qualidade de Obras e Serviços Públicos de Engenharia e da Agronomia do Estado do Maranhão”, promovido neste dezembro pelo SENGE-MA, CREA-MA e Clube de Engenharia do Maranhão.

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…
Pular para o conteúdo