Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA-MA MUDA CARÁTER DE FISCALIZAÇÃO

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão adotou novo modelo de fiscalização, que descaracteriza o estilo policialesco e privilegia o entendimento. Na opinião dos fiscais, a abordagem orientativa facilita o relacionamento entre fiscalizadores e fiscalizados. A experiência foi testada em duas ocasiões recentes: na VALE e na EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária).

A primeira avaliação do novo processo foi feita na sexta-feira 13 de novembro, em reunião na sede do Conselho. Técnicos do CREA-MA e da multinacional brasileira fizeram balanço preliminar da fiscalização itinerante e concluíram pela aprovação do modelo. Foram estabelecidos prazos para a correção das falhas identificadas no cumprimento da legislação pertinente.

Participações – A VALE foi representada pelo diretor institucional Dorgival Pereira, o gerente técnico Fernando Coan e os engenheiros masters Alberto Martins e Ulysses Nascimento. Pelo CREA-MA participaram a superintendente Rita Neiva, o assessor técnico Geraldo Muniz e o fiscal José Ribamar Kzan.

Antes, as duas instituições tinham fixado calendário de fiscalização para obras em andamento na área da VALE no Maranhão. A empresa relacionou os projetos em andamento no Sistema Norte, destinados a ampliar a capacidade de produção, estocagem e embarque. As obras acontecem  no Terminal Ferroviário da Ponta da Madeira, Terminal Marítimo Ponta da Madeira e Estrada de Ferro Carajás. Coordenam as negociações o presidente do CREA-MA, Cleudson Campos de Anchieta, e o diretor de Projetos da VALE, Adriano Mansk.

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo