Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA-MA VISTORIA A BARRAGEM DO BACANGA APÓS ROMPIMENTO DA COMPORTA

 

A estrutura da Barragem do Bacanga sofreu, esta semana, rompimento de grau elevado, confirmando a expectativa constatada quando da vistoria realizada por órgãos de engenharia e meio ambiente e profissionais do setor a 28 de agosto. O conjunto está comprometido pela falta de manutenção periódica ao longo dos mais de 40 anos de existência da obra.

O rompimento foi constatado pela equipe de técnicos do CREA-MA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), alertada por líderes comunitários de bairros ameaçados de alagamento, caso o rompimento tenha elevada suas proporções. A superintendente do conselho, engenheira agrônoma Rita de Cássia Neiva Cunha, e os engenheiros Wesley Assis (mecânico), Geraldo Lago Filho e César Rafael (civil) avaliaram os riscos de um rompimento maior.

Alagamento 

Os profissionais foram surpreendidos em meio à elaboração de laudo da visita de há duas semanas na parte que coube ao conselho. A situação crítica das comportas  narrada com rigor técnico – ameaça alagar os bairros Vila Embratel, Coroadinho e Sá Viana, podendo estender-se a outras áreas densamente habitadas da região.

As constatações e os dados constantes do laudo da vistoria e da visita técnica quando do rompimento integrarão documentos que serão apresentados e analisados em reunião de profissionais e órgãos públicos e privados comprometidos com a obra. O encontro reunirá membros de conselhos públicos e comunitários envolvidos com infraestrutura e meio ambiente. Esperam todos fixar um plano de metas para prevenir uma grande tragédia urbana.

Manutenção

Ao observar o quadro, profissional engenheiro que preferiu não se identificar, comentou: Uma edificação é planejada e construída para atender seus usuários por muito tempo. Para garantir este uso necessário se torna a prática constante da manutenção. Se assim não for procedido, a longevidade útil do conjunto estará comprometida.

Ele complementa seu raciocínio alertando que ?com o passar dos anos registra-se o envelhecimento da estrutura  instalações e equipamentos , obrigando a procedimentos de manutenção e prevenção do bem. Ele conclui que essa providência é que garantirá a segurança, o conforto e o respeito ao investimento do empreendimento. E alertar: Estes serviços exigem empresa e profissionais habilitados com o tipo de estrutura.

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo