Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

11 de Dezembro: DIA DO ENGENHEIRO

O Sistema Confea/Crea comenora hoje, quinta-feira, 11, o dia do engenheiro, profissão considerada como força motora para o desenvolvimento nacional e regional. É através da engenharia, em suas diversas modalidades, que se torna possível todas as expansões na infraestrutura do país, garantindo melhoria na qualidade de vida dos brasileiros e seu crescimento econômico.

É reconhecendo a importância deste profissional em diversos segmentos, que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão, Crea-MA, está empenhado em ampliar suas ações em defesa da classe.

Um marco é, sem dúvidas, a campanha “Se garanta, se tem Crea é legal”, lançada em março desde ano. A ação representa o papel institucional do Conselho que é de verificar, orientar e fiscalizar o exercício profissional com a missão de defender a sociedade da prática ilegal das atividades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

O objetivo da campanha foi de conscientizar a sociedade para que em toda obra ou serviço haja sempre um responsável técnico, ou seja, um profissional devidamente habilitado para criar e executar projetos ou obras. “É uma ação inédita e de grande impacto em defesa do profissional. Ao conscientizarmos a população estamos assegurando a valorização profissional e inibindo a atuação de leigos”, exclamou o presidente em exercício do Crea-Ma, engenheiro agrônomo Antônio de Pádua Angelim.

Contudo, a contribuição do Crea-Ma para a categoria vai além. O Conselho também investe na qualificação dos profissionais com ofertas periódicas de cursos. O grande exemplo é o minicurso “Sistema de Segurança contra Incêndio”, que foi ofertado em duas turmas devido ao grande número de inscrições. Estes cursos foram ministrados pelo comandante do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, tenente-coronel Júlio Cesar Gonçalves. As inscrições foram gratuitas e participantes receberam certificados. “A nossa meta é oferecer aos profissionais e também estudantes um curso por mês”, exclamou o presidente do Crea-Ma, que possui parceria com diversas instituições de ensinos na promoção de eventos nas modalidades abrangidas pelo Conselho.

Aproximar a instituição dos estudantes é uma das metas conquistadas pelo Conselho. Por determinação da presidência, as atividades do projeto Crea Junior MA foram retomadas ano passado e o programa representa a ponte entre o setor acadêmico e o mercado de trabalho, promovendo discussões, debates, palestras, seminários, visitas técnicas e projetos sociais sobre temas relacionados com as diversas profissões tecnológicas. Mais do que um espaço para debater temas regionais e nacionais, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento do Estado do Maranhão, tornando-se um eficiente canal de interlocução dos estudantes com o Conselho.

Desde que foi reativado, os acadêmicos dos cursos de engenharia de instituições públicas e privadas vem participando de reuniões periódicas na sede do Crea-MA. “O Crea Junior representa um canal direto de diálogo com os futuros profissionais. É um grande avanço para o Crea e para a categoria esta parceria”, afirmou Angelim.

 

Social – No desempenho de sua missão, o Conselho é um órgão de fiscalização, de controle, de orientação e de aprimoramento do exercício a das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior, no território de sua jurisdição. Compete ao Crea cumprir e fazer cumprir a legislação federal, principalmente a lei 5.194/66 que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo e dá outras providências.

 

Ciente do seu papel na sociedade e retribuindo este o reconhecimento recebido, o Crea-MA oferece auxílio a população carente, através da assistência técnica prestada por engenheiros a quem mora no campo ou na cidade e quer construir, reformar e ampliar, ou mesmo fazer a regularização fundiária de casas com até 60m², localizadas em áreas de interesse social. Isso é possível graças a Lei nº 11.888 que está em vigor desde junho de 2009 e que garante a assistência gratuita para famílias de baixa renda que querem construir/reformar seu imóvel com a orientação de um profissional devidamente habilitado ligado ao sistema Confea/Crea.

Conselho reúne mais de 1 milhão de profissionais da área tecnológica – O Confea e os Creas são autarquias federais criadas pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, e atualmente regidas pela Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, cuja atuação integrada caracteriza o Sistema Confea/Crea.

Com o objetivo de zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, observados os princípios éticos profissionais, o Confea e os Creas desenvolvem suas competências legais de verificação, fiscalização e aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia, bem como suas especialidades, em seus níveis superior, tecnológico e técnico de nível médio.

Para tanto, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) atua como instância superior de julgamento e normatização da verificação, da fiscalização e do aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Por sua vez, os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) atuam como primeira e segunda instâncias de julgamento e agentes da verificação, da fiscalização e do aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais em todas as unidades da Federação e no Distrito Federal.

Em seus cadastros, o Sistema Confea/Crea tem registrados 1,2 milhão de profissionais responsáveis pela inovação tecnológica que assegura o desenvolvimento do Brasil. São esses profissionais que levam a excelência da engenharia brasileira a promover o bem-estar social e humano também em outros continentes.

Hoje, dia do engenheiro, há muitas coisas para comemorar e o presidente em exercício do Crea-Ma celebra a data homenageando àqueles que são responsáveis pela construção do Maranhão e do Brasil. “Parabéns a todos os engenheiros, pois os desafios são grande, mas nossa luta em cada vez mais fortalecer e valorizar os engenheiros, em especial os maranhenses, é diária e vamos seguir com esse propósito”, declarou o Angelim.

Abril Verde: CREA-MA realiza evento em alusão ao mês da saúde e segurança do trabalho

Abril Verde é o mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. A técnica de segurança do trabalho, e…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo