Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CONSELHO VISTORIA PONTES DE SÃO LUÍS

Na manhã de ontem, 27, uma ação conjunta entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Maranhão (Crea-MA) e a Defesa Civil Estadual, com o apoio do Corpo de Bombeiros, resultou em  vistoria nas pontes Ferreira Gullar (entre o São Francisco e Jaracati), Newton Bello (Ponte do Caratatiua), José Sarney e Bandeira Tribuzzi .

A vistoria foi provocada por meio de solicitação do Ministério Público e tem como finalidade a elaboração de laudo técnico acerca das condições estruturais das pontes. “Nosso objetivo é garantir a segurança e a integridade física das pessoas que transitam nas pontes. O Conselho encaminhará ao solicitante o laudo completo para as devidas providências”, explicou o assessor técnico do CREA-MA, o engenheiro civil Antônio Xavier.

Com maiores problemas estruturais, a situação da ponte Ferreira Gullar foi considerada como preocupante pelos engenheiros responsáveis pela vistoria.  “Em geral, os problemas são facilmente detectados. Além das irregularidades na pavimentação asfáltica e da passarela para pedestres com peças pré-moldadas e guarda-corpos quebrados, é possível observar algumas rachaduras nos pilares, corrosão no concreto, ferragens à mostra e oxidação”, avaliou o engenheiro.

Já na estrutura da ponte do Caratatiua, que liga os bairros do Ipase e Alemanha, os engenheiros apontaram como principais problemas as ferragens expostas e guarda-corpo precisando de reparos. Na ponte José Sarney, a que apresenta menores problemas, foram detectadas estalactites e infiltrações. De acordo com os técnicos, os problemas são praticamente os mesmos em todas as pontes e têm a mesma causa: falta de manutenção. “Qualquer obra ou estrutura deve passar por serviços de conservação periodicamente ou então expõe a sociedade ao risco de algum sinistro”, alertou Xavier.

FPI – A vistoria nas pontes de São Luís  teve caráter preventivo e fez parte do programa de Fiscalização Preventiva Integrada – FPI, criado e coordenado pelo Crea-MA que funciona sempre em parceria com outros órgãos. O principal objetivo da FPI é salvaguardar a população de situações de risco.

Por isso, apesar das fiscalizações serem educativas e preventivas, o não atendimento às exigências, quanto à correção dos problemas detectados por ocasião das inspeções, pode implicar na emissão de autos de infração, na interdição parcial, ou nos casos mais graves, até na solicitação de interdição total do espaço e equipamentos, através de medidas judiciais, conforme legislação específica de cada órgão.

Desde que foi instalada no Crea-MA a FPI já vistoriou supermercados, igrejas, escolas públicas e privadas, hospitais e clinicas, boates e restaurantes, estádios e ginásios, embarcações marítimas, eventos de grande porte, entre outros espaços de grande aglomeração de pessoas, etc.

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Crea-MA lança curso gratuito de Perito Rural no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea-MA abre o mês de outubro com o primeiro curso da programação Crea Qualificando: o Curso de Perito Rural,…

Equidade de gênero, tecnologia e sustentabilidade: contribuições da Mútua para a 79ª Soea

A 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) é promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e…

Pular para o conteúdo