Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

LIDERANÇAS DO SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA DEBATEM DESAFIOS E INOVAÇÕES DA ENGENHARIA, AGRONOMIA E ÁREA TECNOLÓGICAS

Teve início, na manhã de ontem (27), a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea /Crea e Mútua, que acontece no Dorisol Recife Grande Hotel, localizado em Piedade, no Recife-PE, até a quarta-feira (29). O encontro nacional tem como objetivo a discussão os desafios e inovações da Engenharia e da Agronomia e das áreas tecnológicas em nível nacional. Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, o presidente do Crea-PE e anfitrião do evento, José Mário Cavalcanti, o presidente em exercício do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Júlio Fialkoski, o coordenador do Colégio de Presidentes, presidente do Crea-SE, Jorge Silveira, o coordenador Adjunto do CP, presidente do Crea-AM, Telamon Barbosa Firmino Neto, e o diretor de Tecnologia da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Antônio Salvador da Rocha.

Primeiro a falar, o presidente em exercício do Confea, engenheiro Júlio Fialkoski ressaltou a necessidade de, após a Copa do Mundo, o processo eleitoral do País e o processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua, que será concluído no próximo mês, retomar os trabalhos em todas as esferas do País. O coordenador Adjunto do CP, Telamon Firmino Neto, se colocou à disposição de todos com votos de bom trabalho para todo o grupo.

Durante o encontro dos líderes do Sistema, o geólogo e conselheiro federal pelo Crea-CE, João Bosco Morais,  expôs o primeiro escopo de trabalho para a criação de um curso de Especialização em Gestão e Estudo do Patrimônio Arqueológico.  “É crescente a procura por profissionais da área arqueológica em todo o Brasil. Quando é solicitado uma licença ambiental também é solicitado  uma licença arqueológica, que só pode ser emitida por um arqueólogo”, explica. Dessa maneira, ‘se faz necessária a criação de mais cursos da área’.

Em sua fala, Bosco destacou a importância dos trabalhos arqueológicos para o desenvolvimento do Brasil. “Quando pensamos na chegada de novos investimentos, precisamos pensar em como eles irão chegar. Nesse sentido, esse curso poderá sanar o gargalo da ausência dos profissionais”, afirma. De acordo com o conselheiro, temos em todo o Brasil apenas sete cursos, sendo quatro no Nordeste, dois no Sudeste e um em Rondônia.

O presidente do Crea-PE e anfitrião da 5ª reunião do CP, José Mário Cavalcanti, chama atenção para a importância da profissão. “Para lembrarmos da importância desses profissionais não precisamos ir muito longe. Basta lembrar um pouco de quantas vezes as obras da transposição do São Francisco foram interrompidas por terem sido descobertos sítios arqueológicos. Precisamos repensar essa questão”, explica Cavalcanti.

O curso proposto pelo conselheiro federal está dividido em módulos que somam 1500 horas e está totalmente dentro das diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC). “Pretendemos fazer um curso extenso, completo. Não estamos preocupados em demorar a terminar, mas sim em fazermos um bom curso”, finalizou Bosco.

O presidente em exercício no Crea-MA, o eng° agrônomo Antônio de Pádua Angelim, participa do encontro.

(Dilma Moura e Rui Gonçalves – Asc/Crea-PE)

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…
Pular para o conteúdo