Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

LIDERANÇAS DO SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA DEBATEM DESAFIOS E INOVAÇÕES DA ENGENHARIA, AGRONOMIA E ÁREA TECNOLÓGICAS

Teve início, na manhã de ontem (27), a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea /Crea e Mútua, que acontece no Dorisol Recife Grande Hotel, localizado em Piedade, no Recife-PE, até a quarta-feira (29). O encontro nacional tem como objetivo a discussão os desafios e inovações da Engenharia e da Agronomia e das áreas tecnológicas em nível nacional. Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, o presidente do Crea-PE e anfitrião do evento, José Mário Cavalcanti, o presidente em exercício do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Júlio Fialkoski, o coordenador do Colégio de Presidentes, presidente do Crea-SE, Jorge Silveira, o coordenador Adjunto do CP, presidente do Crea-AM, Telamon Barbosa Firmino Neto, e o diretor de Tecnologia da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Antônio Salvador da Rocha.

Primeiro a falar, o presidente em exercício do Confea, engenheiro Júlio Fialkoski ressaltou a necessidade de, após a Copa do Mundo, o processo eleitoral do País e o processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua, que será concluído no próximo mês, retomar os trabalhos em todas as esferas do País. O coordenador Adjunto do CP, Telamon Firmino Neto, se colocou à disposição de todos com votos de bom trabalho para todo o grupo.

Durante o encontro dos líderes do Sistema, o geólogo e conselheiro federal pelo Crea-CE, João Bosco Morais,  expôs o primeiro escopo de trabalho para a criação de um curso de Especialização em Gestão e Estudo do Patrimônio Arqueológico.  “É crescente a procura por profissionais da área arqueológica em todo o Brasil. Quando é solicitado uma licença ambiental também é solicitado  uma licença arqueológica, que só pode ser emitida por um arqueólogo”, explica. Dessa maneira, ‘se faz necessária a criação de mais cursos da área’.

Em sua fala, Bosco destacou a importância dos trabalhos arqueológicos para o desenvolvimento do Brasil. “Quando pensamos na chegada de novos investimentos, precisamos pensar em como eles irão chegar. Nesse sentido, esse curso poderá sanar o gargalo da ausência dos profissionais”, afirma. De acordo com o conselheiro, temos em todo o Brasil apenas sete cursos, sendo quatro no Nordeste, dois no Sudeste e um em Rondônia.

O presidente do Crea-PE e anfitrião da 5ª reunião do CP, José Mário Cavalcanti, chama atenção para a importância da profissão. “Para lembrarmos da importância desses profissionais não precisamos ir muito longe. Basta lembrar um pouco de quantas vezes as obras da transposição do São Francisco foram interrompidas por terem sido descobertos sítios arqueológicos. Precisamos repensar essa questão”, explica Cavalcanti.

O curso proposto pelo conselheiro federal está dividido em módulos que somam 1500 horas e está totalmente dentro das diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC). “Pretendemos fazer um curso extenso, completo. Não estamos preocupados em demorar a terminar, mas sim em fazermos um bom curso”, finalizou Bosco.

O presidente em exercício no Crea-MA, o eng° agrônomo Antônio de Pádua Angelim, participa do encontro.

(Dilma Moura e Rui Gonçalves – Asc/Crea-PE)

Confira os cursos gratuitos do Crea Qualificando para setembro

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) torna público os cursos do programa Crea Qualificando para o…

Confira os cursos gratuitos que o CREA Maranhão está promovendo focando na qualificação e capacitação profissional

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) torna público os cursos do programa Crea Qualificando…

CREA Maranhão consegue suspensão imediata de concurso para engenheiro agrônomo na prefeitura de São Luís Gonzaga

O Crea Maranhão conseguiu a suspensão imediata do concurso da Prefeitura de São Luís Gonzaga para o cargo de engenheiro…

Curso completo – Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais

  Curso completo - Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais * Conforme a ABNT; * Metodologia Prática; * Software específico…
Pular para o conteúdo