O Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão (Cemp-MA) realizou na última sexta-feira, 17, a última etapa da colação de grau dos cursos técnicos oferecidos pela instituição. O superintendente do Crea-MA, Francisco Solano, representou o Conselho na solenidade e reafirmou o compromisso do regional em defender os novos técnicos no mercado de trabalho. “O Crea-MA acolhe todos vocês que hoje começam uma nova etapa: enfrentar o mercado de trabalho. Como nossa função, reforçamos o compromisso em defender todos os níveis do profissional legalmente registrado. E fazemos isso, principalmente, junto às empresas quando solicitamos a contratação de profissionais locais”, exclamou o superintendente.
Em dois dias de solenidade, o Cemp-MA celebrou a colação dos cursos técnicos em administração, edificações, segurança do trabalho, eletromecânica, eletrotécnica, meio ambiente e a primeira turma do curso de portos. Aproximadamente, foram 300 concluintes. “Temos aqui as mãos que ajudarão no crescimento do nosso Estado. São profissionais empolgados em trabalhar firme e colocar em prática todos os ensinamentos aprendidos durante as aulas. Por tanto, é nosso dever como Conselho valorizar e reconhecer a importância de vocês para o Sistema e para a sociedade”, completou o superintendente.
O discurso do representante do Crea-Ma foi completado pelo professor e diretor de ensino do Cemp-Ma, Rodrigo Prates, que aproveitou a ocasião para reforçar aos formandos a importância de ser registrado no Conselho, além da busca em ampliar seus conhecimentos. “Tenho a mesma perspectiva do superintende do Crea: o mercado de trabalho está pronto para receber todos os formandos. Contudo, é necessário que estejam preparados, afinal o mercado é exigente e busca sempre o melhor. A minha orientação é que sejam profissionais legalizados, enfrentando o mercado de trabalho de forma correta e não acomodados na busca de conhecimentos”, disse o professor.
Portos – A colação de grau deste ano teve um motivo especial a ser comemorado: a conclusão da primeira turma de Portos. O curso técnico em Portos foi uma das grandes novidades do CEMP-MA durante o ano de 2013. O perfil do curso é voltado para quem se interessa em atuar na operação portuária, através de procedimentos de exportação e importação ou gerenciando embarcações e equipamentos eletromecânicos. A duração do curso é de 18 meses. A área de atuação é em portos públicos ou privados, empresas de comércio exterior e de apoio portuário, entre outros. “Encontramos muitas dificuldades e obstáculos na nossa luta pela educação. Tivemos força e quebramos o estigma que o maranhense não tem capacidade. Estamos com um trabalho com mais de 14 anos e o resultado é esse: a cada ano preparar profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, disse a diretora administrativa do Cemp-MA, Jenilce Pavão Almeida.
A colação aconteceu no salão da Primeira Igreja Batista de São Luís e contou com a participação de professores e familiares dos formandos.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA