Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CURSO DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS EM BELÉM/PA

Dias 15 e 16 de Maio de 2014
Horários do curso: das 8:30 h às 12:00 h e das 13:30 h às 18:00 h
Local: Hotel Sagres
Inscrições pelo site www.maxiambiental.com
Informações pelo e-mail [email protected]

Objetivo: Capacitar os profissionais para atuarem no gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, através da apresentação dos processos e técnicas de remediação de áreas contaminadas; dos processos de identificação de áreas com potencial de contaminação, suspeitas de contaminação e áreas contaminadas; das técnicas de amostragem, mapeamento da contaminação, avaliação e validação de dados ambientais.
Público Alvo: Profissionais, Estudantes e Pesquisadores que atuam ou pretendem atuar na área ambiental e desejam obter conhecimento sobre as técnicas de gerenciamento de áreas contaminadas; Consultores Ambientais.
Conteúdo Programático:
– Aspectos Legais:
        – Política Nacional do Meio Ambiente; Resolução CONAMA nº 420/2009; Lei nº 13577/2009; Remediação e Princípios da reparação integral do dano; Dano ambiental e Responsabilidade no âmbito Civil, Penal e Administrativo.
– Etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas
– Processo de Identificação de Áreas Contaminadas:
        – Avaliação preliminar: coleta de dados; estudo histórico; estudo sobre o meio físico; inspeção de reconhecimento da área; caracterização da área e entorno; ficha técnica; relatório técnico;
        – Avaliação Confirmatória: Termos e definições; Etapas de investigação; Sondagem e instalação de poços; Amostragem de solo e água subterrânea; Análise química; Tipo de contaminantes e valores orientadores; Interpretação de dados; Relatório Técnico.
– Processo de Recuperação de Áreas Contaminadas:
        – Avaliação Detalhada: Consolidação das Informações existentes; Levantamento de informações adicionais; Plano de Investigação; Mapeamento da contaminação; Estimativa do volume de solo e água subterrânea impactados; Evolução da pluma; Controle de Qualidade; Comportamento da Contaminação; Modelo Conceitual; Análise e interpretação dos dados; Relatório Técnico;
  – Considerações sobre Análise de risco: Coleta e avaliação de dados; Avaliação da exposição; Caracterização do risco; Análise da toxicidade.
  – Técnicas de Remediação: Sistemas de Extração de vapores (soil vapor extraction); Sistema de Air Sparing; Processos Oxidativos Avançados (POA); Sistema de Extração Multifásica (MPE); Atenuação Natural Monitorada; Barreiras Reativas, Barreiras Hidráulicas; Sistema de bombeamento (pump and treat); Remoção e disposição de solo.
 – Monitoramento Ambiental:
         – Fatores que influenciam a amostragem de água subterrânea;
         – Purga de poços de monitoramento;
        – Equipamentos para amostragem de água subterrânea;
        – Medições “in situ” e filtragem em campo;
        – Armazenamento e conservação das amostras;
        – Amostras controle de qualidade;
        – Documentação de amostragem de água subterrânea.
Instrutora: Erika Von Zuben
Bacharel em Química pela Universidade Mackenzie (1999); Especialista em Gestão e Tecnologia da Qualidade; Mestre em Direito Ambiental; Instrutora de cursos na ABNT; Auditora e Perita Ambiental. Atua como Consultora Ambiental realizando avaliações do potencial de contaminação em imóveis, auditorias ambientais, condução de projetos de investigação ambiental, aplicação de tecnologias para recuperação ambiental de áreas contaminadas e elaboração de estudos ambientais.

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo