O Fórum dos Conselhos Federais de Profissões regulamentadas terá início amanhã, dia 3, e segue com programação no dia 4 de abril, em Pirenópolis (GO). A proposta é reunir os dirigentes de Conselhos que integram o comitê para refletir e tomar decisões conjuntas sobre a atual situação dos Conselhos frente às políticas que interferem na regulamentação profissional. “Vamos nos reunir para lutar e garantir o fortalecimento das instituições. E o resultado dos debates entre presidentes vai refletir as necessidades de todos os Conselhos”, destaca o coordenador do Fórum, José Augusto Viana Neto.
Para o coordenador – e segundo vice-presidente do Cofeci – é importante que o simpósio tenha a participação efetiva de todos os dirigentes, considerando que os Conselhos Profissionais se configuram fortemente como agentes de fiscalização e desempenham papel social. “Precisamos ter a consciência de nossa importância perante a sociedade. É fundamental o comprometimento de todos para alcançar melhor atuação política junto a diversos órgãos governamentais”, afirma Viana.
Entre os temas do simpósio, ganham destaque o debate sobre a redefinição da natureza jurídica dos Conselhos, ações e encaminhamentos de integração e fortalecimento, possibilidades de espaços de diálogos entre os Conselhos operacionalizados entre o Conselhinho – Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde – e o Conselhão – Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, estabelecimento de estratégias de socialização em massa na mídia das atividades de proteção da sociedade.
Todas as decisões serão formalizadas em um documento que será assinado pelos presidentes dos Conselhos, que hoje representam aproximadamente 11 milhões de profissionais, nos 30 Conselhos Federais e 507 Regionais. Para os membros do Fórum, o simpósio representa um marco histórico, na medida em que visa à otimização da conduta de ações e decisões conjuntas.
Confira a programação do IV Simpósio Dos Conselhos Federais
Quinta-feira (3/4)
14h – Sessão solene de abertura
15h -Painel 1: “Regime de Contratação dos Empregados de Conselhos Profissionais”
Debatedores: Rodrigo Magalhães (CFC); Jorge Cabral (CFA), Cláudio Borrego (Creci-SP)
Mediador: José Augusto Viana (coordenador do Fórum dos Conselhos)
16h30- Coffee Break
16h45 – Continuação dos debates acerca do mesmo tema
18h – Encerramento das atividades do primeiro dia
19h – Reunião de Presidentes dos Conselhos Federais com o coordenador do Fórum dos Conselhos (atividade exclusiva para presidentes de Conselhos Federais)
Sexta-feira (4/4)
9h – Painel 1: “A Regulamentação de Novas Profissões”
Debatedor: Deputado Izalci Lucas (PSDB/DF)
Mediador: José Augusto Viana (coordenador do Fórum dos Conselhos)
11h – Painel 2: “O Risco da Desregulamentação de Profissões”
Debatedor: Deputado Izalci Lucas (PSDB/DF)
Mediador: José Augusto Viana (coordenador do Fórum dos Conselhos)
13h – Almoço
14h30 – Painel 3: “Exercício Profissional no Mercosul”
Debatedores: Antônio Ferreira Costa Filho (secretário da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul), Carlos Cecy (representante do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde) e Leonardo Rabêlo (Ministério das Relações Exteriores)
Mediador: José Augusto Viana (coordenador do Fórum dos Conselhos)
16h30 – Coffee Break
18h – 35ª Reunião Ordinária do Fórum dos Conselhos Federais
18h30 – Leitura, discussão, votação e aprovação da “Carta de Pirenópolis”
19h30 – Encerramento do evento
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA