Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

APROVADO PLANO DE TRABALHO DO CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DA ENGENHARIA E AGRONOMIA

Com plano de trabalho aprovado pelo plenário federal, o Grupo de Trabalho Contecc 2014 inicia suas ações para a realização do Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia, programado para agosto, durante a 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Teresina (PI). Confira o plano de trabalho.

De acordo com o detalhamento do plano, os encontros do GT já têm início neste mês com a proposta de planejar e avaliar o andamento das ações necessárias para realização do evento. Em abril, começam as reuniões com parceiros, a fim de articular e alinhar papéis, ações e atividades técnicas e gerenciais. Também serão promovidas visitas técnicas a instituições de ciência, tecnologia e inovação. Entre elas, CNI, CNA, Senai, UnB, Capes/MEC, CNPq, Embrapa e Sebrae.

Sobre a publicação de artigos científicos e trabalhos técnicos oriundos das experiências dos profissionais do Sistema, o conselheiro federal integrante da Comissão Organizadora da 71ª Soea, engenheiro civil Marcelo Morais, adiantou que a expectativa é de que aproximadamente 400 trabalhos técnico-científicos sejam inscritos no Contecc. Somente no dia de lançamento do plano de trabalho, durante a sessão plenária nº 1.408, foram registradas inúmeras manifestações de entidades que vão se mobilizar para a entrega desses artigos. “O Cden irá contribuir com 50 trabalhos científicos de variadas entidades de classe e o Colégio de Presidentes se comprometeu a apresentar dois artigos por estado da federação. Os conselheiros federais irão captar 15 textos, a Mútua apresentará 27 e cada Crea Junior irá apresentar um artigo”, disse o conselheiro federal.

Os organizadores do Contecc, em reunião na semana passada no Piauí, propuseram sete itens de discussão para o Congresso: inovação, planejamento urbano, recursos hídricos e energéticos, tecnologias inovadoras na agropecuária, incubação e empreendedorismo, casos de sucesso, e interação das instituições de ensino com o Sistema Confea/Crea e com as empresas.

O coordenador do GT e conselheiro federal, engenheiro agrônomo José Geraldo Baracuhy, agradeceu o plenário pela aprovação do plano de trabalho do GT e disse que está apostando no sucesso do Contecc. “Agradeço a todos que acreditaram na proposta. Tenho absoluta certeza de que o Contecc será um marco importante na Soea e uma oportunidade de deixar um excelente legado voltado para o tema inovação”, destacou Baracuhy.

Instituído pela Portaria AD N° 076/2014, o Grupo de Trabalho tem o objetivo de acompanhar e sugerir procedimentos para viabilizar a realização do Contecc 2014 quanto à formatação, recepção, avaliação, seleção e apresentação dos trabalhos técnico-científicos e fomento da participação junto às instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Sobre o Contecc
O Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia será realizado paralelamente à 71ª Soea, que neste ano tem como tema principal a Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional. Alinhado a essa temática, o Contecc visa articular a comunidade da Engenharia e da Agronomia do Brasil com a inovação para o desenvolvimento. Propõe também estabelecer ambiente adequado para discussão e análise de oportunidades de inovação nas atividades profissionais voltadas à Engenharia e à Agronomia no contexto do desenvolvimento do país. Além de fomentar no Sistema espaço de difusão e debate permanente da inovação e dos temas relevantes para a área tecnológica, a partir dos conhecimentos técnico, científicos e empresariais.

 

Texto: do Site do Confea

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo