Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NORMA DE DESEMPENHO MODIFICA GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

Desde que entrou em vigor, a Norma de Desempenho (NBR 15.575:2013 – Edificações Habitacionais – Desempenho) impulsionou comitês técnicos a atualizarem as metodologias de avaliação de desempenho, e fabricantes a adequarem seus produtos e processos de fabricação às novas exigências. Com a graduação não foi diferente. Os cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) já começam a incluir em suas grades curriculares conteúdos sobre a os requisitos da Norma.

Segundo a Chefe de Departamento de Tecnologia da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), Rosaria Ono, as diretrizes curriculares do curso de Arquitetura já contemplam questões de Desempenho, e um exemplo é a área de Projeto em Edificações, que já abrange os requisitos repercutidos da Norma. “Esses conceitos de Desempenho já foram introduzidos na FAU-USP entre as décadas de 80 e 90 em função da importância de garantir o projeto de arquitetura nas exigências da Norma de Desempenho”, explica Rosaria.

Além disso, de acordo com ela, desde 2008, quando surgiu a primeira versão da norma, foi destacada a sua importância em uma série de disciplinas da graduação, principalmente nas áreas de Projetos e de Tecnologia da Construção. Alguns pesquisadores também já tiveram ideias para projetos de pesquisa.

Já nas escolas de engenharia, o Prof. Dr. Francisco Ferreira Cardoso, Chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), explica que, “mudanças nas grades curriculares dos cursos são importantes, mas é preciso também alterar a forma de ensinar e envolver os alunos dos cursos de Engenharia Civil em assuntos desafiadores e sistêmicos como é o caso de toda a complexidade que envolve a Norma de Desempenho”.

Uma das novidades na Poli-USP está na estrutura curricular no curso de engenharia civil, a terceira mudança nos últimos anos. Algumas disciplinas obrigatórias já fazem abordagens referentes à norma, por exemplo: Física das Construções, Sistemas Prediais, Sistemas Estruturais, disciplinas que envolvem concretos de aço e materiais de construção, tecnologias etc. Disciplinas optativas livres referentes à Norma de Desempenho nos cursos de graduação também foram criadas. Um exemplo é a de Inovação Tecnológica, que devido ao grande sucesso, está sendo oferecida em dois semestres.

“Nós estamos conseguindo fazer chegar o Desempenho de uma maneira muito mais completa, porque nas disciplinas de tecnologia de construção de edifícios, o Desempenho já é tratado, só que na disciplina de Inovação, o aluno conhecerá a Norma mais profundamente”, afirma a Prof. Dra. Mércia Maria S. B. Barros, que ministra a optativa de Inovação Tecnológica, na Poli-USP.

No 5º ano, há outra disciplina, em que os alunos fazem um projeto de uma unidade habitacional de pequeno porte toda resolvida com sistemas adequados à Norma de Desempenho.

Outras novidades desse ano são as disciplinas de pós-graduação do programa de Mestrado Profissional ConstruINOVA, voltadas a construções totalmente engajadas na norma, ministradas também pela Prof. Mércia. A primeira disciplina é chamada de Construção Baseada em Desempenho, em que cada item da norma é discutido. “Cada grupo de trabalho assumiu o desafio de aplicar a Norma de Desempenho em um dos subsistemas dos edifícios que estão voltados principalmente à habitação econômica. Foi uma experiência bastante interessante”, completa a professora.

Todas as informações foram apresentadas no Seminário “Impactos da Norma de Desempenho” realizado pelo Sindicato da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em 17 de fevereiro de 2014.

 

Texto: do Portal Piniweb

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo