Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRIADO LED DE UMA ÚNICA MOLÉCULA

”]Ninguém duvida que os dias da eletrônica molecular finalmente chegarão, eventualmente como um passo rumo à atomotrônica. E esse caminho agora está mais claro, graças ao trabalho de Gael Reecht e seus colegas do instituto francês CNRS. Reecht criou o primeiro LED formado por uma única molécula.

O LED molecular é formado por um único “fio” – uma molécula de politiofeno – posto entre um substrato de ouro e a ponta de um microscópio eletrônico de varredura. O “ponto de luz” surge quando a corrente atravessa a molécula em um sentido determinado – quando a polaridade é invertida, a luz emitida é desprezível -, comprovando que o LED molecular também é um diodo, como seus irmãos maiores (LED é a sigla em inglês para diodo emissor de luz).

Além de representar um passo importante na criação de componentes para um computador molecular do futuro, o LED molecular vai permitir o estudo das interações fundamentais entre elétrons e fótons.

Do ponto de vista dos estudos mais fundamentais, o componente torna-se uma nova ferramenta para estudar fenômenos – como um condutor elétrico que emite luz – que ocorrem em uma escala na qual a mecânica quântica tem precedência sobre a mecânica clássica. Do ponto de vista mais imediato, o LED molecular pode permitir a melhoria dos LEDs maiores, como os usados em aparelhos eletrônicos.

Isto porque o politiofeno, que é uma molécula formada por hidrogênio, carbono e enxofre, é usado para fazer alguns LEDs já comercializados. E já deu para ver que cada molécula individualmente não é muito eficiente, emitindo um único fóton vermelho para cada 100.000 elétrons que atravessam o fio molecular. Se conseguirem otimizar a emissão de fótons de cada molécula, o efeito imediato será a possibilidade de fabricar LEDs comuns ainda mais eficientes.

Texto: do Site Inovação Tecnológica

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo