Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SUPERINTENDENTE DO CREA-MA FALA SOBRE A LEI DE MUROS E CALÇADAS

Especificamente na capital maranhense, sancionada desde 2006, a Lei de Muros e Calçadas regulamenta a construção, reconstrução e conservação dessas construções. Segundo a Lei, o muro é a obra de alvenaria de tijolo cerâmico de concreto ou pedra, destinada a fechar um imóvel. Já as calçada ou passeio, são as faixas, em geral, sobrelevada, pavimentada, ladeando logradouro (habitação) ou circundando edificações, destinada exclusivamente ao trânsito de pedestres.

Entre as principais determinações, o proprietário de um imóvel tem a obrigação de fecha-lo, na sua testada voltada para o logradouro onde está localizado o imóvel. O cidadão tem, ainda, o dever de construir o passeio (calçada), mantendo-o limpo e drenado.

Em São Luís, é comum haver calçadas com elevações inadequadas, piso liso, rampas e outros elementos que podem prejudicar a passagem do pedestre, oferecendo risco à sua integridade física. Mas, segundo o superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Jorge Feres, o cidadão que observar essas irregularidades deve denunciar para os órgãos competentes, no caso, a Blitz Urbana, que é responsável por fiscalizar essas construções.

Saiba mais sobre a Lei de Muros e Calçadas na entrevista completa com o superintendente do Crea-MA, Jorge Feres, clicando aqui.

 

Texto: do Portal Imirante.com

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo