Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TRANSÍSTOR TRABALHA MELHOR SOB PRESSÃO

”]Nos processadores e outros microchips mais modernos, os transístores são empacotados e selados no interior de pastilhas de silício. O processo de prensagem significa que cada transístor ficará submetido a pressões enormes durante toda sua vida útil – pressões de até 10 mil atmosferas.

Isso é bom por um lado, porque aumenta a velocidade de processamento do chip. Imagine uma mangueira de jardim, que joga a água mais longe quando você aperta a saída da água – quando o silício é apertado, os elétrons também circulam mais rapidamente. Por outro lado, isso também resulta na amplificação de um dos maiores problemas dos transistores: a fuga de corrente.

Tom van Hemert e Ray Hueting, da Universidade de Twente, na Holanda, descobriram agora uma forma de manter a pressão que faz os transistores trabalharem melhor, mas sem ampliar a perda de corrente e consequente geração de calor. A solução encontrada consiste em circundar cada transístor com um material piezoelétrico, um material que dá um tranco quando atravessado por uma corrente elétrica.

O uso de materiais piezoelétricos significa que os transistores serão colocados sob pressão apenas quando isso for necessário – quando uma corrente elétrica estiver transitando por eles -, o que gera uma economia considerável em termos de consumo de energia.

De acordo com o limite teórico clássico, uma carga de pelo menos 60 milivolts é necessária para fazer um transístor conduzir 10 vezes mais eletricidade.

O transistor com encapsulamento piezoelétrico exige apenas 50 milivolts, uma melhoria instantânea sem nenhum esforço adicional, apenas substituindo o material compressivo usado no encapsulamento dos transistores.

Como resultado, ou a corrente de fuga pode ser reduzida, reduzindo o consumo do processador e seu aquecimento, ou mais corrente poderá circular quando o transístor estiver operando, o que significa maior velocidade do chip.

 

FONTE: do Site Inovação Tecnológica

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo