Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA-MA RETROSPECTIVA 2013

O ano de 2013 foi muito especial para o Crea-MA. O ano marcou os 40 anos da entidade, consolidando seu espaço na sociedade maranhense. Além disso, outros fatos foram marcantes para entidade como a oferta de cursos para aprimoramento dos profissionais e ações sociais como a Campanha Natal Feliz que arrecadou mais de 4 toneladas em alimentos e foram doados para as famílias carentes de São Luís.

Há ainda um outro trabalho social no Crea-MA, conhecido como Engenharia Pública, é um programa que garante assistência técnica para ampliação, construção ou reforma de até 60 m² das famílias de baixa renda.

“O Crea-Ma deve ocupar seu lugar de destaque na sociedade. Nesses dois anos em que estou à frente do órgão, buscamos fazer parcerias, pois o nosso papel não é só de aplicar multa, mas de prestar um serviço de qualidade para todo e qualquer cidadão”, afirmou o presidente do Crea-MA, Alcino Araújo.

Para o presidente é uma honra representar a entidade em momento tão importante, pois no ano de comemoração dos 40 anos do órgão, um dos trabalhos mais importantes do Crea-MA tem sido a construção de parcerias com as entidades públicas e privadas, a exemplo da assinatura do termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Maranhão, cujo objetivo é de conjuntamente fiscalizarem o cumprimento da legislação profissional da engenharia, agronomia, geografia, geologia e metereologia para a aplicação correta da legislação brasileira em assuntos como: acessibilidade, proteção ambiental, defesa do consumidor e também da segurança em prédios, obras e edificações. Outro passo importante foi reunião técnica com o SET com objetivo de esclarecer a necessidade de inserção de responsável técnico na rede de transportes em cumprimento ao que determina a legislação sobre os profissionais do sistema Confea/Crea.

Todo esse trabalho trouxe reconhecimento, pois o Crea-MA recebeu homenagens do Corpo de Bombeiros do Maranhão e da Câmara Municipal de São Luís pelos trabalhos prestados à cidade e ao estado.

Mercado de trabalho – O Crea-MA preocupado com a qualificação dos profissionais promoveu no mês de novembro o curso “Carga térmica para conforto térmico e economia de energia” para engenheiros, arquitetos, empresários da construção civil e diretores de empresas de materiais como vidro ou de isolamento térmico, técnicos em climatização, estudantes e profissionais que atuam em departamentos de infraestrutura. O curso foi gratuito e os participantes estão aptos a receberem seus certificados.
Além disso, neste ano, por determinação do presidente Alcino Araújo, as atividades do projeto Crea Junior MA foram retomadas e o programa representa a ponte entre o setor acadêmico e o mercado de trabalho, promovendo discussões, debates, palestras, seminários, visitas técnicas e projetos sociais sobre temas relacionados com as diversas profissões tecnológicas. Mais do que um espaço para debater temas regionais e nacionais, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento do Estado do Maranhão, tornando-se um eficiente canal de interlocução dos estudantes com o Conselho.

Fiscalizações – Em outubro, o presidente do Crea-MA, entregou aparelhos eletrônicos do tipo tablet e celular para os fiscais do Conselho, representando mais modernidade e mais agilidade nas atividades de consultas a cadastros e pesquisas, além de acelerar os procedimentos de construção de relatórios dos locais fiscalizados.

Além disso, desde o mês passado o setor de fiscalização do Conselho está empenhado nas atividades de fiscalização com objetivo de fazer cumprir o artigo 16 da lei 5.194/66 que diz que enquanto durar a execução de obras, instalações e serviços de qualquer natureza, é obrigatória a colocação e manutenção de placas visíveis e legíveis ao público, contendo o nome do autor e co-autores do projeto, em todos os seus aspectos técnicos e artísticos, assim como os dos responsáveis pela execução dos trabalhos. Essa ação representa o papel institucional do Conselho que é de verificar, orientar e fiscalizar o exercício profissional com a missão de defender a sociedade da prática ilegal das atividades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo