Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

INDÚSTRIA ACREDITA NO CRESCIMENTO DE 10% NA PRODUÇÃO DE ESTRUTURAS DE AÇO

Uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) estima o crescimento de 10% na produção de estruturas de aço em 2013, o que equivale a 120 mil toneladas/ano. O faturamento do ano passado no setor chegou a R$ 9 bi e cerca de 30 mil funcionários foram empregados.

Presentes em todas as regiões do Brasil, os fabricantes de estruturas de aço têm a maioria das suas empresas localizadas na região sudeste (65%), seguida pela região sul (15,9%). As demais regiões juntas somam 19,1% de concentração. As regiões Nordeste e Sul aumentaram sua participação na fabricação de aço em 2012. O crescimento da região Nordeste foi de 47% enquanto da região Sul foi de 16%.

A pesquisa intitulada “Perfil dos Fabricantes de Estruturas de Aço – 2013” (com base 2012) também apontou que no período de doze meses, houve ampliação da capacidade produtiva do setor em 9%, com crescimento de 4% no nível de utilização da capacidade instalada. Além disso, as empresas investiram em certificações, o que evidenciou a preocupação com a qualidade, o desempenho e a responsabilidade com os processos de produção do aço.

Diferentemente da pesquisa realizada em 2012 (ano base 2011), a pesquisa deste ano (ano base 2012) se estruturou seguindo novos critérios: redução do universo de empresas pesquisadas (ano passado foram 181 e dessa vez 157), seleção mais apurada do perfil dos fabricantes entrevistados, foco no setor da construção, atualização de informações do setor quanto à produção, capacidade instalada, área de atuação e certificações, obtenção de informações quanto à faixa de faturamento, número de funcionários e expectativa de crescimento.

A produção total das 157 empresas pesquisadas em 2012 foi de 1,062 milhão de toneladas, e analisando o volume produzido das 135 empresas participantes nos dois últimos anos, observa-se que o índice de produção se manteve.

As estruturas de grande porte que envolvem shopping centers e edifícios altos, por exemplo, juntamente com as construções industriais e obras especiais produziram 83% do total.

Texto: do Portal Construção Mercado
Data: 18.11.2013

CREA Maranhão consegue suspensão imediata de concurso para engenheiro agrônomo na prefeitura de São Luís Gonzaga

O Crea Maranhão conseguiu a suspensão imediata do concurso da Prefeitura de São Luís Gonzaga para o cargo de engenheiro…

Curso completo – Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais

  Curso completo - Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais * Conforme a ABNT; * Metodologia Prática; * Software específico…

Cursos Gratuitos no CREA Maranhão em julho: Qualificação e Capacitação Profissional

Cursos Gratuitos no CREA Maranhão em julho: Qualificação e Capacitação Profissional O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão…

Exposição de arte no CREA-MA: “Movimentos, formas e cores” por Nelson Maia

Venha conferir a exposição abstrata "Movimentos, formas e cores" do artista maranhense Nelson Maia! Nelson Maia, conhecido por suas obras…
Pular para o conteúdo