Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

1ª REUNIÃO DOS CONSELHEIROS FEDERAIS, REGIONAIS E PROFISSIONAIS DO SISTEMA TEM INÍCIO NESTA TERÇA-FEIRA (19)

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) desenvolve, a partir desta terça-feira, em Cuiabá (MT), uma proposta mais efetiva de integração com os profissionais da Agronomia, com a realização da 1ª Reunião dos Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais do Sistema. Determinada pela PL 0982/2013, a Reunião será realizada pelo Confea juntamente com o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), de 19 a 23 de novembro, no Centro de Eventos Pantanal. A agenda marca os 80 anos da regulamentação da profissão de agrônomo, em 12 de outubro. Para a primeira Reunião dos Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais do Sistema, está prevista a discussão de temas importantes para a modalidade, como ART, ética, legislação, receituário agronômico e fiscalização no meio rural. As propostas irão compor uma  agenda de ações prioritárias da modalidade Agronomia.

Para o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Mato Grosso (AEAMT), João Dias, a ideia de promover uma “plenária conjunta” da Agronomia, ancorada pelo Sistema, é uma oportunidade para a modalidade refletir sobre as suas ações, promovendo sua integração e ainda articular-se com a sociedade. “Temos um histórico de congressos brasileiros em que, quase sempre, as temáticas abordadas não são encaminhadas em benefícios à categoria. Queremos que a partir de agora todos os conselheiros federais, regionais e os profissionais estejam em um só local para deliberar as principais pautas que norteiam a atividade e o exercício profissional da Agronomia, a curto, médio e longo prazos”, comenta, informando que já há 1.749 profissionais e estudantes habilitados a participar das discussões da Reunião e do Congresso.

A efetividade, portanto, deve ser o maior mérito desta primeira Reunião dos Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais do Sistema. A modernização e o aperfeiçoamento da legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua, em pontos como a regulamentação das atribuições previstas pela Lei nº 5.194, e ainda medidas como o desenvolvimento de um amplo modelo informatizado para a fiscalização do exercício profissional no meio rural são algumas das principais expectativas dos participantes. “É importante que passemos a utilizar as tecnologias disponíveis para alcançar as atividades destes profissionais nas fiscalizações no meio rural, como o cruzamento de dados entre o Ministério da Agricultura, a Receita Federal e os Institutos de Defesa locais”, acrescenta João Dias, considerando a iniciativa uma importante forma de aproximação com a categoria.

Os debatedores serão organizados em Grupos de Trabalho divididos em três temas: legislação, fiscalização e ética. Diariamente, os trabalhos serão precedidos de uma palestra de nivelamento, acerca do tema a ser desenvolvido pelos GTs. Um documento com as decisões dos participantes será sistematizado pelo presidente e pelo secretário de cada grupo. Depois, as propostas serão levadas à plenária geral, para elaboração de agenda de ações prioritárias da modalidade Agronomia, com dez itens.

Para o evento estão previstas ainda as participações do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, que vai palestrar sobre “Novas Tecnologias e Bioética”; além do coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, deputado federal Augusto Coutinho, do deputado federal Júlio Campos, e do deputado estadual José Domingos na mesa-redonda com o tema: “A defesa dos interesses do Engenheiro Agrônomo no Poder Legislativo Federal: a atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia e da Agronomia”.

Atualmente, existem mais de 167 mil profissionais da modalidade agronomia inscritos no Sistema. A agenda da programação da 1ª Reunião dos Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais do Sistema contemplará atividades em todos os dias de realização do CBA, segundo a recomendação aprovada em plenário.

Produtividade em alta

Promovido bianualmente desde 1935, o XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia terá como tema “Segurança Alimentar e Nutricional”. A busca por soluções integradas para um cenário de crises, diante de consumidores mais exigentes, inclusive quanto à sustentabilidade, integra as expectativas do Congresso, patrocinado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Crea-MT, Mútua Caixa de Assistência e Senar-MT e realizado pela Confederação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e Associação de Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEAMT). O atual ministro da Agricultura, engenheiro civil Antônio Andrade, e o ex-ministro da pasta, engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, estão entre os convidados do evento.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de grãos da safra entre 2012 e 2013 deve ultrapassar 180 milhões de toneladas, número 46% maior do que o registrado entre os anos de 2002 e 2003. Em recente entrevista ao site do Confea, o presidente do Crea-PA, engenheiro agrônomo Antônio Carlos Albério, destacou que “a somatória da qualidade dos profissionais que estão sendo gerados no Brasil e da tecnologia disponível fez com que tivéssemos um marco significativo do agronegócio brasileiro, a partir da criação da Embrapa, cujas pesquisas junto às de universidades brasileiras contribuíram significativamente para este aumento de produtividade”.  Na ocasião, Albério convidou todos os agrônomos a participar do Congresso.

http://www.confea.org.br/media/Folder_Programacao_encontronacionalagronomia_2013.pdf

 

Texto: Site do Confea

Data: 18.11.2013

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo