O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) desenvolve, a partir desta terça-feira, em Cuiabá (MT), uma proposta mais efetiva de integração com os profissionais da Agronomia, com a realização da 1ª Reunião dos Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais do Sistema. Determinada pela PL 0982/2013, a Reunião será realizada pelo Confea juntamente com o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), de 19 a 23 de novembro, no Centro de Eventos Pantanal. A agenda marca os 80 anos da regulamentação da profissão de agrônomo, em 12 de outubro. Para a primeira Reunião dos Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais do Sistema, está prevista a discussão de temas importantes para a modalidade, como ART, ética, legislação, receituário agronômico e fiscalização no meio rural. As propostas irão compor uma agenda de ações prioritárias da modalidade Agronomia.
Para o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Mato Grosso (AEAMT), João Dias, a ideia de promover uma “plenária conjunta” da Agronomia, ancorada pelo Sistema, é uma oportunidade para a modalidade refletir sobre as suas ações, promovendo sua integração e ainda articular-se com a sociedade. “Temos um histórico de congressos brasileiros em que, quase sempre, as temáticas abordadas não são encaminhadas em benefícios à categoria. Queremos que a partir de agora todos os conselheiros federais, regionais e os profissionais estejam em um só local para deliberar as principais pautas que norteiam a atividade e o exercício profissional da Agronomia, a curto, médio e longo prazos”, comenta, informando que já há 1.749 profissionais e estudantes habilitados a participar das discussões da Reunião e do Congresso.
A efetividade, portanto, deve ser o maior mérito desta primeira Reunião dos Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais do Sistema. A modernização e o aperfeiçoamento da legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua, em pontos como a regulamentação das atribuições previstas pela Lei nº 5.194, e ainda medidas como o desenvolvimento de um amplo modelo informatizado para a fiscalização do exercício profissional no meio rural são algumas das principais expectativas dos participantes. “É importante que passemos a utilizar as tecnologias disponíveis para alcançar as atividades destes profissionais nas fiscalizações no meio rural, como o cruzamento de dados entre o Ministério da Agricultura, a Receita Federal e os Institutos de Defesa locais”, acrescenta João Dias, considerando a iniciativa uma importante forma de aproximação com a categoria.
Os debatedores serão organizados em Grupos de Trabalho divididos em três temas: legislação, fiscalização e ética. Diariamente, os trabalhos serão precedidos de uma palestra de nivelamento, acerca do tema a ser desenvolvido pelos GTs. Um documento com as decisões dos participantes será sistematizado pelo presidente e pelo secretário de cada grupo. Depois, as propostas serão levadas à plenária geral, para elaboração de agenda de ações prioritárias da modalidade Agronomia, com dez itens.
Para o evento estão previstas ainda as participações do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, que vai palestrar sobre “Novas Tecnologias e Bioética”; além do coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, deputado federal Augusto Coutinho, do deputado federal Júlio Campos, e do deputado estadual José Domingos na mesa-redonda com o tema: “A defesa dos interesses do Engenheiro Agrônomo no Poder Legislativo Federal: a atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia e da Agronomia”.
Atualmente, existem mais de 167 mil profissionais da modalidade agronomia inscritos no Sistema. A agenda da programação da 1ª Reunião dos Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais do Sistema contemplará atividades em todos os dias de realização do CBA, segundo a recomendação aprovada em plenário.
Produtividade em alta
Promovido bianualmente desde 1935, o XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia terá como tema “Segurança Alimentar e Nutricional”. A busca por soluções integradas para um cenário de crises, diante de consumidores mais exigentes, inclusive quanto à sustentabilidade, integra as expectativas do Congresso, patrocinado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Crea-MT, Mútua Caixa de Assistência e Senar-MT e realizado pela Confederação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e Associação de Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEAMT). O atual ministro da Agricultura, engenheiro civil Antônio Andrade, e o ex-ministro da pasta, engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, estão entre os convidados do evento.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de grãos da safra entre 2012 e 2013 deve ultrapassar 180 milhões de toneladas, número 46% maior do que o registrado entre os anos de 2002 e 2003. Em recente entrevista ao site do Confea, o presidente do Crea-PA, engenheiro agrônomo Antônio Carlos Albério, destacou que “a somatória da qualidade dos profissionais que estão sendo gerados no Brasil e da tecnologia disponível fez com que tivéssemos um marco significativo do agronegócio brasileiro, a partir da criação da Embrapa, cujas pesquisas junto às de universidades brasileiras contribuíram significativamente para este aumento de produtividade”. Na ocasião, Albério convidou todos os agrônomos a participar do Congresso.
http://www.confea.org.br/media/Folder_Programacao_encontronacionalagronomia_2013.pdf
Texto: Site do Confea
Data: 18.11.2013
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA