Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UFMA OFERECE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NOS CAMPI DO CONTINENTE

CURSOS DAS MODALIDADES DO SISTEMA CONFEA/CREA ESTARÃO INSERIDOS

A Universidade Federal do Maranhão divulgou, nesta manhã (07), os novos cursos de graduação que deverão ser implantados nos Campi do continente, a partir do segundo semestre de 2014. Segundo o Reitor Natalino Salgado Filho, as cidades de São Bernardo, Grajaú, Pinheiro, Codó e Bacabal terão novas graduações que, juntas, somarão 500 novas vagas oferecidas a cada semestre, totalizando, ao final de cinco anos, 2 mil e 220 vagas. Estes novos cursos fazem parte da proposta de consolidação dos Câmpus, e já nascem contemplados com recursos para contratação de novos professores e equipamentos.
Assim, o Campus de Bacabal será contemplado com os cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação do Campo, graduações importantes, segundo o reitor, para criar a base necessária para a implantação, a partir de 2015, de um curso de medicina na região, já prevista no planejamento da UFMA e também do MEC. O Campus de Grajaú receberá os cursos de Matemática e Geologia; o de Pinheiro contará com os cursos de Enfermagem e Engenharia de Pesca; e, na Cidade Universitária, em São Luís, será implantado um curso de graduação regular em Libras.
Por sua vez, o Campus de Chapadinha será contemplado com o curso de Engenharia Agrícola e segundo o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, o professor Jocélio Araujo, esse curso servirá para consolidar o CCAA, desenvolvendo as novas tecnologias e contribuindo para a ampliação de novas máquinas agrícolas. Do mesmo modo, Codó ganhará os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Engenharia Química e Bacharelado Interdisciplinar em Engenharia da Computação, e São Bernardo será contemplado com o curso de Turismo. Segundo Natalino Salgado, a implantação desses cursos requer uma boa estrutura e a administração superior está trabalhando para isso.
A Universidade Federal do Maranhão busca, através desse projeto de expansão, desenvolver melhorias nos indicadores de desenvolvimento do Estado do Maranhão, e esses novos cursos tem por finalidade atender a demanda de novos profissionais qualificados para que possam atender as necessidades de mão de obra, prestando serviço à Sociedade Civil. Outro fato debatido foi a preocupação da atual administração da UFMA em desenvolver uma política de permanência, onde todos os discentes da universidade possam ser contemplados. “Estamos criando, dentro da estrutura da UFMA, uma Pró-reitoria de Assistência Estudantil e de Políticas Afirmativas para atender as necessidades dos discentes. Precisamos acompanhar as novas exigências e crescer levando em consideração as necessidades dos estudantes”, disse.

Em: 08.11.2013
Com informações da Ascom/UFMA

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo