Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

12 DE OUTUBRO – DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO

A data do 12 de outubro é importantíssima para o país e para a Sistema Confea/Crea, pois  comemora-se o dia do Engenheiro Agrônomo.
O Engenheiro Agrônomo é o profissional que estuda, planeja e supervisiona a aplicação de princípios e processos básicos da produção agrícola, combinando conhecimentos de biologia, química e física, aos estudos específicos sobre o solo, clima, culturas e rebanhos, envolvendo um campo bem diversificado. Para isso deve ter uma formação bem ampla, sendo capaz de gerar e difundir conhecimentos científicos e técnicas agronômicas adequadas a promover o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro através de uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas de ordem humana, produtiva, científica e tecnológica.
A tecnologia aplicada na área de agronomia visa, basicamente, a produção, conservação, comercialização e consumo de alimentos, com a máxima atenção à preservação do meio ambiente e na utilização de insumos agropecuários para preservação da saúde humana e de animais.
Sendo assim, os princípios de preservação do meio ambiente, da saúde humana e dos animais são fundamentais no emprego de técnicas agronômicas. O Engenheiro Agrônomo é o profissional que projeta e executa uma complexa cadeia de produção, que vai desde as pesquisas de desenvolvimento científico até o cultivo de alimentos para o sustento de toda uma população, pregando a igualdade social e trazendo divisas ao país.
HISTÓRIA – A historia da Engenharia Agronômica Brasileira tem início com o decreto 23.196/33 de Getulio Vargas, que regula o exercício da profissão agronômica e dá outras providências, tornando a agronomia, a primeira profissão tecnológica a ser regulamentada por decreto no Brasil. Vale destacar, que este decreto nunca foi revogado e que é o principal instrumento que dá atribuições aos Engenheiros Agrônomos. Importante também salientar o Decreto-Lei nº 9.585/46, do Presidente Eurico Gaspar Dutra, que dá o título de Engenheiro Agrônomo aos profissionais diplomados por estabelecimento de ensino superior de Agronomia.
Aproveitamos essa data para todos esses profissionais que, sem medir esforços e com intensa dedicação contribuem decisivamente no desenvolvimento socioeconômico do setor agrícola, contribuindo com a quantidade e qualidade dos produtos que chegam às mesas no Brasil e no mundo.

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo