Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

12 DE OUTUBRO – DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO

A data do 12 de outubro é importantíssima para o país e para a Sistema Confea/Crea, pois  comemora-se o dia do Engenheiro Agrônomo.
O Engenheiro Agrônomo é o profissional que estuda, planeja e supervisiona a aplicação de princípios e processos básicos da produção agrícola, combinando conhecimentos de biologia, química e física, aos estudos específicos sobre o solo, clima, culturas e rebanhos, envolvendo um campo bem diversificado. Para isso deve ter uma formação bem ampla, sendo capaz de gerar e difundir conhecimentos científicos e técnicas agronômicas adequadas a promover o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro através de uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas de ordem humana, produtiva, científica e tecnológica.
A tecnologia aplicada na área de agronomia visa, basicamente, a produção, conservação, comercialização e consumo de alimentos, com a máxima atenção à preservação do meio ambiente e na utilização de insumos agropecuários para preservação da saúde humana e de animais.
Sendo assim, os princípios de preservação do meio ambiente, da saúde humana e dos animais são fundamentais no emprego de técnicas agronômicas. O Engenheiro Agrônomo é o profissional que projeta e executa uma complexa cadeia de produção, que vai desde as pesquisas de desenvolvimento científico até o cultivo de alimentos para o sustento de toda uma população, pregando a igualdade social e trazendo divisas ao país.
HISTÓRIA – A historia da Engenharia Agronômica Brasileira tem início com o decreto 23.196/33 de Getulio Vargas, que regula o exercício da profissão agronômica e dá outras providências, tornando a agronomia, a primeira profissão tecnológica a ser regulamentada por decreto no Brasil. Vale destacar, que este decreto nunca foi revogado e que é o principal instrumento que dá atribuições aos Engenheiros Agrônomos. Importante também salientar o Decreto-Lei nº 9.585/46, do Presidente Eurico Gaspar Dutra, que dá o título de Engenheiro Agrônomo aos profissionais diplomados por estabelecimento de ensino superior de Agronomia.
Aproveitamos essa data para todos esses profissionais que, sem medir esforços e com intensa dedicação contribuem decisivamente no desenvolvimento socioeconômico do setor agrícola, contribuindo com a quantidade e qualidade dos produtos que chegam às mesas no Brasil e no mundo.

Crea-MA lança curso gratuito de Perito Rural no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea-MA abre o mês de outubro com o primeiro curso da programação Crea Qualificando: o Curso de Perito Rural,…

Equidade de gênero, tecnologia e sustentabilidade: contribuições da Mútua para a 79ª Soea

A 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) é promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e…

Força-Tarefa avança na Região Norte com foco em agronomia e segurança

Integrantes da segunda fase da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização A segunda fase da Força-Tarefa Nacional de…

Confira os cursos gratuitos do Crea Qualificando para setembro

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) torna público os cursos do programa Crea Qualificando para o…
Pular para o conteúdo