Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CURSO ‘RADIER – PROJETO E EXECUÇÃO’ / SÃO LUÍS – 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2013

Apresentação.
O curso inicia-se tratando dos conceitos fundamentais sobre Radier, suas principais vantagens em relação a outros tipos de fundação, ao mesmo tempo em que vai preparando os participantes a compreender os modelos de cálculo e os procedimentos de execução, onde aprofundaremos os conceitos de dimensionamento dos três tipos de Radier mais utilizados (sem armadura, armado e protendido). Destina-se a Engenheiros, Arquitetos e alunos de graduação em geral, especialmente aos que não tiveram a oportunidade de cursar disciplinas relativas à Radier.

Justificativa.
No Brasil, laje sobre o solo (Radier) é um sistema que recebe pouca atenção do ponto de vista estrutural como também em sua execução, e isso pode ser comprovado afirmando-se que até a presente data no Brasil não existe uma norma de laje sobre o solo. Quando utilizado, o sistema de laje sobre o solo para fundação é quase que totalmente empregado para edificações populares. Esse procedimento poderia ser ampliado para outros padrões de edificações, porém criou-se a cultura de que não é um sistema tão confiável como as fundações tradicionais (sapatas, estacas, etc). Com este curso, procura-se promover aos seus participantes uma maior habilitação técnica no projeto e na execução, além de suprir uma lacuna deixada por muitos cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil do Brasil que não oferecem regularmente a disciplina Radier.

Objetivo.
Transmitir informações e técnicas que permitam ao participante escolher o tipo de Radier adequado, fazer o seu dimensionamento e executá-lo de maneira correta. Será dada ênfase nos aspectos conceituais e no dimensionamento dos Radiers, porém procurando, através de uma linguagem simples e bem ilustrativa, esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. Serão demonstrados também os softwares mais utilizados no dimensionamento dos Radiers e os modelos de programação com elementos finitos.

Conteúdo Programático
•  Introdução, origem do termo radier, definições, conceitos e informações gerais.
•  Materiais: concreto, tipos de solo, aços em geral
•  Revisão das teorias clássicas e projeto para laje sobre o solo (radier)
•  Método dos elementos finitos, Ensaio CBR, Ensaio de Proctor
•  Cálculo do módulo de reação do subleito (k)
•  Metodologia de cálculo de laje sobre solo de concreto simples (Sem armadura)
•  Demonstração de uma Análise estrutural pelo método dos elementos finitos (Ansys)
•  Metodologia de cálculo de lajes sobre solo de concreto armado
•  Demonstração de uma Análise estrutural através do TQS
•  Metodologia de cálculo de laje sobre solo de concreto protendido
•  Demonstração de uma Análise estrutural pelo método dos elementos finitos (Adapt)
•  Execução de radier
•  Exemplos de cálculo :Radier Simples, Armado e Protendido.

Público-alvo
Engenheiros, Arquitetos, Projetistas de estruturas, Técnicos de Edificações, Alunos de pós-graduação e Estudantes de graduação.

Palestrante
Fábio Albino de Souza
Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP, 2003), Mestrando em Engenharia de Estruturas – FEC – UNICAMP (conclusão 2011), frequentou a tradicional e renomada escola Imperial College London em Londres nos cursos de pós graduação na área de protensão. Em 2010 obteve do PTI- Post Tensioning Institute (USA) uma das maiores certificações internacionais na área de protensão entrando para o Certified Field Personal Directory da instituição com número Cert ID 092610010.Membro do ACI- American Concrete Institute e do IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto possui dezenas de artigos publicados em congressos internacionais (França, Itália, Portugal, Chile, Argentina), congressos nacionais e revistas especializadas em estruturas e materiais de construção. É professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP e das Faculdades Metropolitanas de Campinas- VERIS-METROCAMP, onde é responsável pelas disciplinas de Materiais de Construção, Construção Civil e Tópicos Especiais de Construção. Proprietário da FCK | Engenharia possui larga experiência no cálculo de edifícios em concreto armado e protendido, coberturas metálicas e fundações. Apaixonado pelo processo de protensão principalmente em lajes sobre o solo (Radier Protendido) dedica-se a conclusão do livro intitulado: “Radier: Simples, armado e protendido – Métodos de cálculo, projeto e execução.
Idealizador e Presidente do SELAP (I Seminário Latino-Americano de Protensão), realizado em Campinas-SP.”

Data do evento.
18 e 19 de outubro de 2013
Sexta: das 19h às 23h
Sábado: das 9h à 18h (c/ 1h de intervalo para almoço)

Carga horária: 12 horas

Investimento:
Profissionais: R$ 650,00
pagamento à vista c/ 5% de desconto até 27/09

Descontos Especiais:
10% de desconto: Grupos de dois ou mais participantes.
15% de desconto: Professores, Estudantes de Graduação e Pós-Graduação.
50% de desconto: Profissionais com 60 anos ou mais.
Obs. Os descontos não são cumulativos (salvo no pagamento à vista com eventual desconto) e aplicam-se tanto ao preço à vista como às parcelas.
Política de Parcelamento:
em 3X até 20/09
em 2X até 10/10

Incluso no valor da inscrição:
Material didático (apostila em PB); Coffee-breaks e Certificado de Participação.
Formas de Pagamento.
Depósito bancário identificado – Boleto bancário – Cheque.

Inscrições/Informações:
(16) 3043.3080 –  (16) 3421.7943
(16) 9300.7084
[email protected]

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo