Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA-MA PARTICIPA DE BLITZ DA ACESSIBILIDADE EM SÃO LUÍS

Dentre os problemas recorrentes das cidades brasileiras, a acessibilidade desponta como o que mais requer atenção do poder público e sociedade civil. Em São Luís, cidade histórica que preserva características do passado, não poderia ser diferente. As dificuldades em encontrar vias com acesso aos portadores de necessidades especiais são corriqueiras e difíceis de serem sanadas. Diante disso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão, a convite da Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Luís participou, na última sexta-feira (26), da Blitz da Acessibilidade, realizada na Rua Grande durante toda a manhã.
As equipes, formadas por técnicos da Prefeitura de São Luís, CREA-MA e outros, fiscalizaram pontos da Rua Grande onde a acessibilidade é praticamente escassa. Cadeirantes acompanharam a fiscalização que servirá como parâmetro para a adaptação  futura das vias.
Segundo Vivian Cordeiro, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e assessora técnica da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, cerca de 81 pessoas compõem a comissão atualmente, porém a falta de participação dos membros ainda é uma barreira a ser superada. Segundo ela, ao todo, foram formadas 21 equipes para atuar nas blitz, mas poucas pessoas comparecem às ações. “Precisamos incentivar a participação da sociedade, é necessário voltar os olhos para problemas tão evidentes. É para isso que trabalhamos”, disse.
O assessor técnico do CREA-MA engº agrônomo Jorge Baldez ressaltou o interesse do Conselho em colaborar com as ações da comissão. “A acessibilidade não depende apenas de mudanças estruturais. Requer também conscientização, mudança de pensamento. Para nós, colaborar com a iniciativa da Prefeitura de São Luís é de suma importância. Nos sentimos mais próximos da sociedade como um todo”, falou.
Júlio César Moraes é cadeirante e participou da blitz da acessibilidade. Morador da Cidade Operária, é membro da associação que cuida dos interesses das pessoas com necessidades especiais, fundada recentemente no bairro.  Em poucos minutos pela Rua Grande, foram incontáveis as barreiras enfrentadas por ele para entrar em alguns estabelecimentos.  Questionado sobre a iniciativa da Prefeitura de São Luís em parceria com órgãos como o CREA-MA, Júlio Cesar foi enfático. Falou das inúmeras melhorias que as adaptações das vias trariam, e mostrou-se animado com a iniciativa. “Se tudo o que estão prometendo for cumprido, será muito bom. Acessibilidade é um tema que está bastante em alta, deve haver comprometimento do poder público para que os projetos saiam do papel”.
A Blitz da Acessibilidade acontecerá periodicamente na cidade, em pontos diferentes e participantes aplicarão uma pesquisa nos estabelecimentos, a fim de coletar informações para compor o relatório da Comissão.

Em: 29.07.2013

Por Maria Rita Machado/Crea-MA

CREA Maranhão consegue suspensão imediata de concurso para engenheiro agrônomo na prefeitura de São Luís Gonzaga

O Crea Maranhão conseguiu a suspensão imediata do concurso da Prefeitura de São Luís Gonzaga para o cargo de engenheiro…

Curso completo – Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais

  Curso completo - Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais * Conforme a ABNT; * Metodologia Prática; * Software específico…

Cursos Gratuitos no CREA Maranhão em julho: Qualificação e Capacitação Profissional

Cursos Gratuitos no CREA Maranhão em julho: Qualificação e Capacitação Profissional O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão…

Exposição de arte no CREA-MA: “Movimentos, formas e cores” por Nelson Maia

Venha conferir a exposição abstrata "Movimentos, formas e cores" do artista maranhense Nelson Maia! Nelson Maia, conhecido por suas obras…
Pular para o conteúdo