Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA-MA PARTICIPA DE BLITZ DA ACESSIBILIDADE EM SÃO LUÍS

Dentre os problemas recorrentes das cidades brasileiras, a acessibilidade desponta como o que mais requer atenção do poder público e sociedade civil. Em São Luís, cidade histórica que preserva características do passado, não poderia ser diferente. As dificuldades em encontrar vias com acesso aos portadores de necessidades especiais são corriqueiras e difíceis de serem sanadas. Diante disso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão, a convite da Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Luís participou, na última sexta-feira (26), da Blitz da Acessibilidade, realizada na Rua Grande durante toda a manhã.
As equipes, formadas por técnicos da Prefeitura de São Luís, CREA-MA e outros, fiscalizaram pontos da Rua Grande onde a acessibilidade é praticamente escassa. Cadeirantes acompanharam a fiscalização que servirá como parâmetro para a adaptação  futura das vias.
Segundo Vivian Cordeiro, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e assessora técnica da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, cerca de 81 pessoas compõem a comissão atualmente, porém a falta de participação dos membros ainda é uma barreira a ser superada. Segundo ela, ao todo, foram formadas 21 equipes para atuar nas blitz, mas poucas pessoas comparecem às ações. “Precisamos incentivar a participação da sociedade, é necessário voltar os olhos para problemas tão evidentes. É para isso que trabalhamos”, disse.
O assessor técnico do CREA-MA engº agrônomo Jorge Baldez ressaltou o interesse do Conselho em colaborar com as ações da comissão. “A acessibilidade não depende apenas de mudanças estruturais. Requer também conscientização, mudança de pensamento. Para nós, colaborar com a iniciativa da Prefeitura de São Luís é de suma importância. Nos sentimos mais próximos da sociedade como um todo”, falou.
Júlio César Moraes é cadeirante e participou da blitz da acessibilidade. Morador da Cidade Operária, é membro da associação que cuida dos interesses das pessoas com necessidades especiais, fundada recentemente no bairro.  Em poucos minutos pela Rua Grande, foram incontáveis as barreiras enfrentadas por ele para entrar em alguns estabelecimentos.  Questionado sobre a iniciativa da Prefeitura de São Luís em parceria com órgãos como o CREA-MA, Júlio Cesar foi enfático. Falou das inúmeras melhorias que as adaptações das vias trariam, e mostrou-se animado com a iniciativa. “Se tudo o que estão prometendo for cumprido, será muito bom. Acessibilidade é um tema que está bastante em alta, deve haver comprometimento do poder público para que os projetos saiam do papel”.
A Blitz da Acessibilidade acontecerá periodicamente na cidade, em pontos diferentes e participantes aplicarão uma pesquisa nos estabelecimentos, a fim de coletar informações para compor o relatório da Comissão.

Em: 29.07.2013

Por Maria Rita Machado/Crea-MA

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo