Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TEM INÍCIO O 14° SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DO SISTEMA

“A política de comunicação não é um livrinho, é uma revolução que se faz na empresa, pois a política é da empresa e não exclusiva do setor de comunicação”, ressaltou Jorge Duarte durante o 14º Seminário de Comunicação Institucional do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado com o objetivo de instalar o processo de formulação de uma política de Comunciação para o Sistema Confea/Crea e Mútua. Durante a palestra sobre “A formulação de política de comunicação nas organizações públicas – desafios e vantagens”, o professor doutor expôs aos participantes a trajetória da Embrapa para instituir a política de comunicação nos anos 90.
Duarte explicou que a elaboração da política de comunicação contou com consultoria externa e contemplou o diagnóstico organizacional, discussão interna, alinhamento com as demais políticas da empresa seguida de validação com a participação dos profissionais que têm relação com a comunicação, seguidos da aprovação da Diretoria Executiva.
Segundo Jorge Duarte, para ver os resultados e a consolidação do trabalho, da implementação da política de comunicação, com todos os seus manuais e normas, o prazo mínimo é de dois a três anos. “Em três anos percebemos que a política de comunicação era irreversível. Estabelecemos que a cada cinco anos ela seria reeditada e assim temos feito na Embrapa”, contou.
O palestrante reforçou ainda que política é formada por conceitos básicos de comunicação, que inclui valores e públicos, e pode ser explícita ou tácita. “Entretanto, ao se formular o documento, isso representa um avanço extraordinário, pois é possível visualizar os problemas, gargalos e assim definir rumos para solucionar os impasses.”
Em relação à iniciativa do Confea, de elaboração de uma Política de Comunicação para o Sistema,  o professor Jorge Duarte sugeriu uma consultoria externa como alternativa facilitadora do processo de implementação da política de comunicação.  Depois de instituída, ela se sustenta independentemente do gestor da empresa, pois os manuais e os programas fortalecem a institucionalização da comunicação. “Os ritos, as prioridades e o fluxo de informação ficam preservados, o que evita sobressaltos na comunicação”, disse Duarte.

Importância da comunicação para o Sistema
Durante a abertura do Seminário, que reuniu mais de 80 assessores de Comunicação dos 27 Creas, do Confea e da Mútua, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu, reforçou a importância de se formular a política de comunicação. “É preciso dividir entre todos nós a responsabilidade de criarmos ferramentas que nos comuniquem de forma direta com os cerca de um milhão de profissionais que reunimos, além de dinamizar nossa interação com a sociedade”.
De acordo com a gerente de Comunicação do Confea, Tânia Araújo, este encontro é uma iniciativa muito importante para se pensar a comunicação de forma sistêmica.  “Esse trabalho exigirá concentração e o envolvimento de cada um. Teremos até a tarde de amanhã para refletirmos uma ação que beneficiará a todo o Sistema, criando vínculos, unidade de ação”, defende Tânia.

Em: 19.06.2013
Equipe de Comunicação do Confea

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo