O segundo dia do 14º Seminário de Comunicação Institucional do Sistema Confea/Crea e Mútua foi aberto pela doutora em Ciência da Informação, jornalista e relações públicas Elizabeth Brandão, com a palestra “A Consolidação do conceito de Comunicação Pública no Brasil – Definições fundamentais, discussões mais recentes e aplicação ao Sistema Confea/Crea e Mútua”.
O seminário teve início na tarde de ontem (18/6) com a presença do presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu, que destacou a importância de se formular a Política de Comunicação para o Sistema. Também participaram da cerimônia de abertura o eng. eletric. Paulo Eduardo de Grava, superintendente de Estratégia e Gestão do Confea; o presidente da Associação Brasileira de Ensino Técnico e Industrial, Jessé Barbosa Lira; o eng. agr. Cláudio Calheiros, presidente da Mútua; e o eng. civ. Marcelo Morais e a eng. eletric. Darlene Leitão, ambos conselheiros federais.
Comunicação pública
Na manhã de hoje (19/6), a palestrante Beth Brandão apresentou aos profissionais de comunicação do Sistema o contexto da construção da comunicação pública no exterior e no Brasil lembrando que a expressão começou a ser usada no País a partir de 1998, como resultado do novo cenário político, econômico e social que desencadeava mudanças no espaço público. “O Brasil estava em um novo momento, em uma nova democracia. Precisava-se pensar uma nova comunicação e a democratização da informação”, explicou Beth Brandão.
Segundo a especialista, naquele momento havia a necessidade de um novo paradigma para pensar e fazer uma comunicação capaz de responder ao estado democrático que estava se consolidando, em que a sociedade ganhava voz cada vez mais. “Tivemos que estruturar uma maneira de se relacionar com o cidadão.” Nesse sentido, a comunicação pública ganhou espaço como facilitadora de políticas públicas, que necessitam de canais de mediação e diálogo para atingir e dar voz ao cidadão e às organizações da sociedade civil. “A comunicação pública é feita em prol do cidadão e não em benefício de apenas uma área, como acontece na comunicação institucional ou governamental”, esclareceu.
Defensora de uma comunicação pública como ferramenta de relacionamento, Beth Brandão pontuou a importância de se ouvir, falar, negociar, buscar pontos em comum com o público das instituições públicas, que atualmente está segmentado e tem um comportamento em tempo real. Por isso, a comunicação precisa estar estruturada. “A comunicação pública é uma atividade muito maior que apenas produzir informação. É necessário saber lidar com os vários públicos da instituição e saber respondê-los. E a partir desse relacionamento, saber como produzir algo positivo para o Conselho”, sugeriu a doutora em Ciência da Informação.
Formulação de política de comunicação
Após a palestra, os profissionais de comunicação dos Creas tiveram a oportunidade de registrar demandas a serem contempladas pelo processo de formulação da política de comunicação do Sistema. Mediada pela analista da Gerência de Planejamento e Gestão (GPG), Natália Antezana, com a colaboração da relações públicas do Crea-RS, Denise Friedrich, foram tratados diversos temas, compartilhados pelos interesses das assessorias presentes ao seminário.
Houve ainda uma explanação da advogada Polyana Motta, ligada ao Setor de Convênios e Parcerias (Secop) do Confea, sobre recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema (Prodesu), que podem ser utilizados pelas assessorias de comunicação do Sistema. Entre eles, o Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Comunicação (Prodacom), que objetiva apoiar a produção e veiculação de campanhas institucionais, bem como a editoração de publicações técnicas de interesse do Sistema Confea/Crea e Mútua. Para tanto, é necessário elaborar projeto de acordo com os formulários do Programa, e a proposta precisa estar alinhada à agenda estratégica e ao plano de comunicação.
No período da tarde, os profissionais de comunicação participaram de atividades técnicas com a proposta de tratar da formulação da Política de Comunicação Social, o que envolveu a discussão de objetivos a serem alcançados. Também foram definidas dinâmicas de produção de conteúdos e propostas de trabalho a serem desenvolvidos até setembro, para quando está previsto o próximo seminário de comunicação.
Em: 19.06.2013
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