Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA-MA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE O COLÉGIO CINTRA NA SEDE DAS PROMOTORIAS EM SÃO LUÍS

O Superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão – CREA/MA Engº Civil Jorge Almir Feres participou na manhã desta quarta-feira (20.02) de reunião na sede das Promotorias em São Luís. A reunião, convocada pelo Promotor de Justiça da Defesa da Educação Dr. Paulo Silvestre Avelar, teve como assunto a vistoria realizada no Colégio CINTRA no último dia 01.02. Na ocasião, técnicos do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, CREA-MA e Secretaria Estadual de Educação analisaram as condições estruturais e sanitárias da escola, que não sofre reforma desde a sua fundação, há 20 anos.
Hoje novamente, representantes destas entidades e do Conselho Estadual de Educação reuniram-se para discutir os laudos feitos pelo Corpo de Bombeiros, CREA e Vigilância Sanitária, e chegar a um acordo sobre a interdição ou não da escola. O laudo produzido pelo Corpo de Bombeiros apontou falhas na segurança do prédio, tais como hidrantes defeituosos, extintores insuficientes, sinalização de emergência precária e central de GLP sem sinalização e ventilação. Além disso, foi constatado que o sistema de SPDA (pára-raios) não funciona e o sistema elétrico também precisa de recuperação. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a direção da escola não levou a diante as recomendações deixadas por técnicos em fiscalizações anteriores, o que torna difícil a eficácia das medidas de segurança.
Por sua vez, o laudo do CREA-MA reforçou a necessidade de manutenção, principalmente da estrutura elétrica e nos pilares de sustentação que, por serem de madeira, estão se desgastando rapidamente. Outro fator apresentado foi a iluminação de emergência, que é insuficiente. O CREA-MA evidenciou que deve haver manutenção regular, uma vez que o prédio é antigo, além de acompanhamento em conjunto. Por fim, a Vigilância Sanitária apontou em seu laudo o péssimo estado de conservação dos banheiros da escola, que ainda possuem boxes sem portas, vasos sem assento e janelas voltadas para a rua, deixando os usuários sem privacidade. A falta de ventilação nas salas de aula também foi um fator levantado no laudo da Vigilância Sanitária.
A Secretaria de Estado da Educação, juntamente com o Conselho Estadual de Educação afirmaram que tem exigido das escolas a documentação necessária para a regularização das mesmas, sempre visando ter escolas em condições plenas de estudo para alunos e funcionários. Segundo a SEEDUC, o Colégio Cintra deve passar não só por uma reforma estrutural, mas sim por uma reforma administrativa.
Diante os fatos expostos, o diretor geral da instituição Arnaldo Marinho respondeu que alguns dos problemas apresentados são referentes à época de construção da escola e que as sugestões de reparos estão sendo seguidas. Arnaldo disse ainda que é a favor da resolução dos problemas, desde que a iniciativa não prejudique os alunos, professores e funcionários da instituição, e completou dizendo que contratou alguns profissionais para fazer avaliações no prédio da escola. Ainda segundo ele, uma intervenção para eventual reforma seria demorada e geraria alto custo, além de prejudicar diretamente mais de 7 mil pessoas.
O promotor Paulo Silvestre finalizou a reunião, dizendo que a função do Ministério Público é trabalhar com a intenção de defender os interesses coletivos. Citou exemplos de outras escolas onde foram firmados TAC’s (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Governo Estadual, sem maiores complicações, para reforma das mesmas e disse que não é justo ferir os interesses das pessoas que dependem da escola. Segundo ele, o CINTRA deve atender aos requisitos mínimos de segurança para que o período letivo na escola comece.
Uma nova vistoria conjunta entre o CREA-MA, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e SEEDUC foi marcada para o próximo dia 25 de fevereiro, às 9 da manhã no CINTRA. O laudo conclusivo será entregue em reunião no próximo dia 27 de fevereiro, em reunião na sede das Promotorias.

CREA Maranhão consegue suspensão imediata de concurso para engenheiro agrônomo na prefeitura de São Luís Gonzaga

O Crea Maranhão conseguiu a suspensão imediata do concurso da Prefeitura de São Luís Gonzaga para o cargo de engenheiro…

Curso completo – Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais

  Curso completo - Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais * Conforme a ABNT; * Metodologia Prática; * Software específico…

Cursos Gratuitos no CREA Maranhão em julho: Qualificação e Capacitação Profissional

Cursos Gratuitos no CREA Maranhão em julho: Qualificação e Capacitação Profissional O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão…

Exposição de arte no CREA-MA: “Movimentos, formas e cores” por Nelson Maia

Venha conferir a exposição abstrata "Movimentos, formas e cores" do artista maranhense Nelson Maia! Nelson Maia, conhecido por suas obras…
Pular para o conteúdo