Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

DIA DO ENGENHEIRO AGRÍCOLA – 27.10

Conhecido por dar soluções de engenharia para o meio rural, o engenheiro agrícola é lembrado neste 27 de outubro por sua data comemorativa. Conforme a Resolução nº 256/78 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), compete a esse profissional o desempenho de atividades de supervisão, estudo, assessoria, vistoria, controle de qualidade, fiscalização de obra, entre outras referentes à aplicação de conhecimentos tecnológicos para a solução de problemas relacionados à produção agrícola, envolvendo energia, transporte, sistemas estruturais e equipamentos, nas áreas de solos e águas, construções para fins rurais, eletrificação, máquinas e implementos agrícolas, processamento e armazenamento de produtos agrícolas e controle da poluição em meio rural.
“Trabalhamos com construção rural, mecanização e desenvolvemos sistemas de suporte à produtividade que contribuem, por exemplo, para o armazenamento adequado de grãos e evitam perdas agrícolas”, explica o coordenador do Comitê de Educação e Ética, que integra o Colégio de Entidades Nacionais (Cden), e presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (Abeag), eng. agríc. Valmor Pietsch.
Para ele, as contribuições do engenheiro agrícola no campo proporcionam ainda mais divisas para o Brasil de modo sustentável, uma vez que planejamento e infraestrutura otimizam a produtividade agrícola do país, sem desconsiderar as questões ambientais. “Produzimos cada vez mais em áreas menores”, destaca.
Valmor lembra ainda que as tecnologias e soluções levadas pelo engenheiro agrícola ao setor rural são pautados por critérios econômicos e sociais, capazes de melhorar a vida da população. “Mantendo a qualidade da produção e garantindo renda, os produtores permanecem no campo e não precisam migrar para os centros urbanos”, pontua Valmor destacando o papel social do engenheiro agrícola para a redução do fluxo migratório.
O Sistema Confea/Crea e Mútua parabeniza os profissionais que comemoram este 27 de outubro.

POR: Equipe de Comunicação do Confea

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo