Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TÉCNICOS INDUSTRIAIS COMEMORAM SUA DATA – 23 DE SETEMBRO

Desde 2009, os profissionais de nível técnico têm em 23 de setembro o seu dia oficial. A Lei nº 11.940, sancionada pelo presidente em exercício José Alencar Gomes da Silva, também estabelecia aquele como o Ano da Educação Profissional e Tecnológica. A lei abriga os profissionais técnicos industriais e agrícolas, cuja principal mobilização atual é a aprovação do PL 2861/08. Segundo o projeto, o salário mínimo destes profissionais, inscritos nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, será 66% do menor salário estabelecido pela Lei 4.950A/66, que define os salários de engenheiros, arquitetos, agrônomos e veterinários. A data coincide com a criação do Liceu de Artes e Ofícios, em 1909, por Nilo Peçanha. Em 23 de setembro, portanto, se comemora também o dia do Ensino Técnico Profissionalizante, cujo mercado encontra-se atualmente bastante aquecido.
Com 358.716 registros no Sistema Confea/Crea e Mútua, os técnicos industriais são regidos pela Lei nº 5.524/68, aplicável também aos técnicos agrícolas de nível médio e regulamentada pelo decreto nº 90.922/85. “Os técnicos industriais são formados nas escolas técnicas, municipais, federais e particulares, em diversas modalidades: mecânica, eletrônica, telecomunicações, saneamento, construção civil, edificações, mineração e química“, aponta o técnico industrial e conselheiro federal do Confea, José Cícero da Rocha. A lei estabelece que suas atividades buscam “conduzir a execução técnica dos trabalhos de sua especialidade; prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas; orientar e coordenar a execução dos serviços de manutenção de equipamentos e instalações; dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados e responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos compatíveis com a respectiva formação profissional”.
Segundo o também conselheiro federal e presidente da Associação Brasileira de Ensino Técnico Industrial (Abeti), Luís Eduardo Quitério, os técnicos industriais têm muita afinidade com os técnicos agrícolas. Ele aponta que o sucesso do XI Congresso de Sindicalismo Global, encampado pela Fentec, reforça o bom momento por que atravessa o mercado para os profissionais técnicos. “O mercado está bastante aquecido, recebemos aqui a visita do pessoal do Mercosul e do pessoal de Portugal e de Angola. Então, o mercado está muito bem, com níveis salariais ótimos. O que está deixando a gente satisfeito também é com a oferta de cursos, que está crescendo bastante, mas estamos preocupados com a qualidade, embora estejamos acompanhando”. Quitério informa que o número de escolas técnicas praticamente dobrou nos últimos quatro, cinco anos.
Também celebrando o êxito do congresso deste ano, o presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (Fentec), Wilson Wanderlei Vieira, declarou que a categoria dos técnicos industriais busca uma melhor representatividade no plenário do Confea. O cenário de reivindicações dos técnicos industriais abrange ainda a aprovação do PL 2861/08, que estabelece seu piso salarial. “Estamos vendo se colocamos nas votações finais deste ano do Congresso. Vamos aproveitar a realização da Soea para discutir este tema”, ressalta Wilson Wanderlei.

Por: Equipe de Comunicação do Confea

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo