Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ENGENHARIA QUÍMICA DE CADA DIA

20 DE SETEMBRO É O DIA DO ENGENHEIRO QUÍMICO

Eles trabalham diariamente em processos de transformação físico-química de substâncias que são utilizadas nas indústrias. Modificam, por exemplo, matérias-primas em alimento, combustível, perfume e remédio. São os engenheiros químicos – que neste 20 de setembro celebram uma data especial – os profissionais dedicados a fazer de fórmulas matemáticas soluções práticas que estão presentes no dia a dia das pessoas.
No Brasil, a profissão de engenheiro químico está associada ao desenvolvimento econômico desde a crescente industrialização, que teve início em 1950, e ganhou força nos anos 70, durante o “milagre econômico”. Atualmente, com o avanço tecnológico do Brasil, a procura por esse profissional aumentou, como explica o coordenador do curso de Engenharia Química da Universidade de Brasília, Fabrício Machado. “O engenheiro químico é muito requisitado pela indústria brasileira e existe uma necessidade enorme de profissionais que tenham o perfil para atuar em processos químicos no país inteiro, mesmo em regiões que não tenham parques tecnológicos fortes.” Com a demanda acentuada, o número de faculdades também aumentou. Segundo o coordenador, apenas nos últimos cinco anos a quantidade de cursos de Engenharia Química no Brasil saltou de 57 para 115.
No mercado de trabalho, os engenheiros químicos têm encontrado boas oportunidades de emprego especialmente no setor de petroquímica, com estudos e projetos voltados para exploração de petróleo. Mas o investimento crescente em sustentabilidade ambiental tem estimulado outros segmentos industriais, como os de pesquisa de biocombustíveis, que funcionam como alternativa para a escassez do petróleo. A busca pelo bem-estar e a qualidade de vida também impulsionam a criação de produtos com matéria-prima sustentável, como acontece na indústria de cosméticos e perfumaria.

Em: 20.09.2012
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Agência do Rádio Brasileiro

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo