Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CDEN E COLÉGIO DE PRESIDENTES SERÃO REALIZADOS NO MARANHÃO

O Crea-MA realizará dois dos mais importantes eventos do nesse mês, fazendo parte das comemorações dos 400 anos da cidade de São Luís e dos 39 anos do Crea-MA (08 de setembro). A 2ª reunião do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), a ser realizada entre os dias 10 a 12 de setembro e a 5ª reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, entre os dias 13 e 15.
Ambos ainda terão a presença dos Conselheiros Regionais, Federais, representantes de entidades de classe e de instituições de ensino, profissionais da engenharia, agronomia, técnicos, tecnólogos e a sociedade em geral.

Colégio de Presidentes – O Colégio de Presidentes é um fórum consultivo do Sistema Confea/Crea e Mútua, composto pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pelos presidentes dos Conselhos Regionais e pelo presidente da Mútua.
Seu objetivo é buscar a unidade de ação no que se refere ao funcionamento do Sistema e à uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia.
Uma das competências do Colégio de Presidentes é se manifestar acerca de consultas encaminhadas pelo Confea, por meio de propostas dirigidas aos Creas.
Periodicamente, o colegiado se reúne para tratar de temas relacionados à área tecnológica e assuntos institucionais e políticos de abrangência do Sistema.

Colégio de Entidades Nacionais – O Colégio de Entidades Nacionais é composto pelos presidentes ou representantes das Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea. Atualmente, o Cden, é composto por 28 (vinte e oito) Entidades Nacionais, credenciadas junto ao Confea, organizadas por área de formação e/ou atuação profissional, representadas por seus Presidentes ou substitutos legais. O Cden reúne-se ordinariamente duas vezes ao ano, sendo uma das reuniões, preferencialmente a segunda, incorporada à programação da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – SOEA. A primeira reunião do Cden ocorre geralmente durante o Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea. Reuniões extraordinárias podem ser convocadas conforme preceitua a Decisão PL 0861/94.
A Coordenação do Cden é exercida em caráter executivo por um coordenador e um coordenador adjunto eleitos por seus membros durante sua primeira reunião, com um mandato de um ano, permitida uma única reeleição em quaisquer dos cargos.
De acordo com a legislação afeta ao Cden, o colegiado tem por objetivo elaborar, realizar, participar, implementar, indicar e primar sobre política de formação, especialização e atualização dos profissionais; Planejamento Estratégico do Sistema; Temas Nacionais de interesse das profissões; Ações de verificação e fiscalização do exercício e atividades das profissões; Elaboração de resoluções específicas de interesse geral das profissões;    Elaboração de Atos Administrativos, Normativos das profissões; Elaboração do Código de Ética Profissional;    Implementação de Projetos de pesquisas, publicações, campanhas, cursos e eventos em parceria com o Confea;   Indicação de profissionais à outorga da Medalha do Mérito e inscrição no Livro do Mérito, do Confea; e participar da organização do Congresso Nacional dos Profissionais – CNP, em conjunto com o Confea.

POR RACHID SAUAIA
CREA-MA
COM INFORMAÇÕES DO SITE DO CONFEA (www.confea.org.br)

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo