Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PROJETO DO VLT É APRESENTADO A CONSELHEIROS DO CREA-MA

Melhoria nas condições do trânsito e mais conforto para os milhares de usuários de transporte coletivo de nossa capital. Diante destes temas tão presentes em nosso dia-a-dia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) convidou José Arthur Cabral Marques, Secretário-Adjunto de SMTT (Secretaria Municipal de Transito e Transporte) e Maria do Amparo Araújo Melo, Secretária de Planejamento e desenvolvimento do município de São Luís para apresentação do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que promete melhorar circunstancialmente as condições atuais destes temas em nossa capital.
O projeto, com o detalhamento de seus objetivos e com o cronograma de suas obras, foi apresentado na noite desta terça-feira (03), na Reunião Plenária do Crea-MA. O convite surgiu por iniciativa da própria presidência do Conselho, que pretende trazer a cada reunião da entidade um tema de relevância no estado do Maranhão, e que tenha ligação com as áreas tecnológicas. Palestras, como as realizadas pela Infraero e EP engenharia, relativas ao aeroporto de São Luís e a vinda já confirmada de executivos da OGX/MPX no que se refere aos detalhes da Unidade de Tratamento de Gás (UTG) e da Usina Termoelétrica Parnaíba (UTE), em Santo Antonio dos Lopes são exemplos da inserção do Conselho em todas essas discussões.
Ao presidente Alcino Araújo Nascimento Filho e aos conselheiros regionais presentes, José Arthur Cabral Marques e Maria do Amparo Araújo Melo forneceram diversas informações sobre a essência do projeto e sobre as etapas de execução da obra do VLT. “Sinto-me muito gratificado por estar aqui presente hoje, nesta casa de engenheiros, para apresentar, discutir e esclarecer esse projeto. Ainda mais evidenciado pelo fato de que é a segunda vez que apresentamos este projeto” – afirmou Arthur Cabral.
Ainda segundo o Secretário-Adjunto de SMTT, fatores como o crescimento no número de usuários do transporte público e a taxa de crescimento da frota de veículos trouxeram a necessidade de transformar o sistema de transportes de São Luís de baixa para média capacidade. Para tal foram concebidos dois grandes projetos: O Novo Corredor de Transporte Urbano de São Luís e o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O primeiro trecho de execução da obra do VLT, chamada Linha 1 (Centro – São Cristóvão), sairá da altura da rotatória do aeroporto (Tirirical), passará pelas avenidas dos Franceses e Africanos e finalizará no Centro (Praia Grande), numa extensão de 13 km.
Maria do Amparo resumiu a importância dos profissionais do Crea-MA em todo este processo: “ Nós profissionais, como elementos representativos, temos como pauta e responsabilidades exigir que projetos como esses sejam executados, pois todos acabam sendo beneficiados. Ficamos felizes com a receptividade a estes projeto e garantimos que é possível ser executado.” – disse.
Alcino Araújo destacou as várias palestras que estão ocorrendo dentro das plenárias do Conselho: “Como entidade que congrega os profissionais da Engenharia queremos auxiliar em todos os projetos que estão gerando desenvolvimento no estado. Estaremos sempre dispostos a contribuir no que for necessário” – finalizou.

EM: 04/07/2012
POR RACHID SAUAIA
CREA-MA

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo