Melhoria nas condições do trânsito e mais conforto para os milhares de usuários de transporte coletivo de nossa capital. Diante destes temas tão presentes em nosso dia-a-dia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) convidou José Arthur Cabral Marques, Secretário-Adjunto de SMTT (Secretaria Municipal de Transito e Transporte) e Maria do Amparo Araújo Melo, Secretária de Planejamento e desenvolvimento do município de São Luís para apresentação do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que promete melhorar circunstancialmente as condições atuais destes temas em nossa capital.
O projeto, com o detalhamento de seus objetivos e com o cronograma de suas obras, foi apresentado na noite desta terça-feira (03), na Reunião Plenária do Crea-MA. O convite surgiu por iniciativa da própria presidência do Conselho, que pretende trazer a cada reunião da entidade um tema de relevância no estado do Maranhão, e que tenha ligação com as áreas tecnológicas. Palestras, como as realizadas pela Infraero e EP engenharia, relativas ao aeroporto de São Luís e a vinda já confirmada de executivos da OGX/MPX no que se refere aos detalhes da Unidade de Tratamento de Gás (UTG) e da Usina Termoelétrica Parnaíba (UTE), em Santo Antonio dos Lopes são exemplos da inserção do Conselho em todas essas discussões.
Ao presidente Alcino Araújo Nascimento Filho e aos conselheiros regionais presentes, José Arthur Cabral Marques e Maria do Amparo Araújo Melo forneceram diversas informações sobre a essência do projeto e sobre as etapas de execução da obra do VLT. “Sinto-me muito gratificado por estar aqui presente hoje, nesta casa de engenheiros, para apresentar, discutir e esclarecer esse projeto. Ainda mais evidenciado pelo fato de que é a segunda vez que apresentamos este projeto” – afirmou Arthur Cabral.
Ainda segundo o Secretário-Adjunto de SMTT, fatores como o crescimento no número de usuários do transporte público e a taxa de crescimento da frota de veículos trouxeram a necessidade de transformar o sistema de transportes de São Luís de baixa para média capacidade. Para tal foram concebidos dois grandes projetos: O Novo Corredor de Transporte Urbano de São Luís e o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O primeiro trecho de execução da obra do VLT, chamada Linha 1 (Centro – São Cristóvão), sairá da altura da rotatória do aeroporto (Tirirical), passará pelas avenidas dos Franceses e Africanos e finalizará no Centro (Praia Grande), numa extensão de 13 km.
Maria do Amparo resumiu a importância dos profissionais do Crea-MA em todo este processo: “ Nós profissionais, como elementos representativos, temos como pauta e responsabilidades exigir que projetos como esses sejam executados, pois todos acabam sendo beneficiados. Ficamos felizes com a receptividade a estes projeto e garantimos que é possível ser executado.” – disse.
Alcino Araújo destacou as várias palestras que estão ocorrendo dentro das plenárias do Conselho: “Como entidade que congrega os profissionais da Engenharia queremos auxiliar em todos os projetos que estão gerando desenvolvimento no estado. Estaremos sempre dispostos a contribuir no que for necessário” – finalizou.
EM: 04/07/2012
POR RACHID SAUAIA
CREA-MA
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA