Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA-MA VISITA OGX E MPX

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão esteve presente, na última quarta-feira (20) no canteiro de obras da OGX e MPX, responsáveis pelo empreendimento da Unidade de Tratamento de Gás (UTG) e pela Usina Termoelétrica Parnaíba (UTE), na cidade de Santo Antonio dos Lopes.
A visita dividiu-se em dois momentos: inicialmente o Conselho, representado pelo Presidente do Crea-MA, o Eng. Mec. Alcino Araújo Nascimento Filho; pelo Superintendente, Eng. Civil Jorge Feres Moraes Rego e pelo Chefe de Gabinete, o Eng. Eletricista Francisco Solano Pereira Custódio; e Agentes de Fiscalização da entidade, reuniu-se com executivos da OGX e da MPX, além de representantes das empresas contratadas e subcontratadas envolvidas no processo. Foi traçado, de comum acordo entre as duas partes um cronograma de entrega das Anotações de Responsabilidade Técnica, além da documentação pertinente aos profissionais de outros estados e estrangeiros que lá atuam. Logo após este prazo, os Agentes de Fiscalização do Crea-MA voltarão à obra.
Logo em seguida foi realizada a apresentação dos vários canteiros de obra ao Conselho. Houve detalhamento de todas as etapas do processo e representantes do Crea-MA puderam fazer questionamentos.
O presidente Alcino Araújo resumiu a importância de visitas como essa: “Estaremos presentes a todos os empreendimentos em nosso estado, buscando assegurar a premissa principal de nosso conselho, que é a fiscalização do exercício profissional, visando proteger os profissionais e a sociedade”- afirmou o presidente Alcino Araújo, ao colocar o conselho à disposição da OGX e da MPX para contribuir com o processo, ao entender que grandes empreendimentos como este da OGX/MPX só tendem a contribuir para o crescimento de nosso estado.
A visita do Crea-MA ao canteiro de obras faz parte também de um cronograma ao empreendimento: Já foi realizado, no último dia 06 de junho, uma visita de executivos da OGX e da MPX ao Crea-MA. Ficou marcada uma nova visita à plenária do Crea-MA, em 07 de agosto, onde os conselheiros regionais, além de profissionais e sociedade civil poderão conhecer ainda mais às obras.

ENTENDA MELHOR-
Exploração de Gás Natural: A OGX Maranhão realiza a exploração de Gás Natural na Bacia do Parnaíba desde o final do ano de 2009, quando foram iniciadas as primeiras pesquisas sísmicas no subsolo dos oito blocos exploratórios dos quais detém concessão. Do ano de 2010 para cá já foram perfurados 11 poços, nos municípios de Capinzal do Norte, Santo Antonio dos Lopes, Lima Campos, Bacabal, Codó e Igarapé Grande. Destes, até o momento, dois campos já foram considerados comerciais, o Gavião Real (em Santo Antonio dos Lopes) e Gavião Azul (Capinzal do Norte). A fase exploratória de pesquisa sísmica e perfuração de poços continuará nos próximos anos, com vistas a novas descobertas.
Usina Termoelétrica Parnaíba: A MPX constrói em Santo Antonio dos Lopes um complexo de geração de energia termoelétrica a gás natural, a Usina Termoelétrica Parnaíba, que será o maior complexo termelétrico a gás natural do Brasil e terá capacidade instalada de 3722MW de energia. O empreendimento tem previsão para gerar energia já a partir do próximo ano.
O Gás Natural a ser tratado e produzido na Unidade de Tratamento de Gás (UTG), de responsabilidade da OGX Maranhão, sociedade criada entre a OGX e a MPX, virá do campo de Gavião Real e posteriormente de Gavião Azul e abastecerá a Usina Termoelétrica Parnaíba (UTE), cujos trabalhos são coordenados pela MPX.

EM: 21/06/2012
POR RACHID SAUAIA
CREA-MA

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo