O prefeito de São Luís, João Castelo, assinou, na tarde desta quinta-feira (10), ordens de serviços que autorizam o início das obras na Fonte do Ribeirão, no valor de R$ 164.374,80, e em mais 48 ruas do Centro Histórico da capital maranhense com orçamento de cerca de R$ 1,5 milhão. As obras têm o objetivo de melhorar a infraestrutura histórica do local, assim como garantir a segurança de pedestres e a acessibilidade de pessoas com deficiência.
A revitalização da Fonte do Ribeirão consistirá na restauração da pintura, pedras, calçamento, fonte e iluminação artística do local, dando ênfase ao turismo noturno. A empresa responsável pela obra é a Atalaia Engenharia Ltda. Já a recuperação das ruas do Centro História será executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em parceria com a empresa Lemos e Carvalho Ltda.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão – Crea-MA esteve presente na solenidade, sendo representado pelo superintendente da autarquia, o Engenheiro Civil Jorge Feres. “Por ser um patrimônio, a Fonte do Ribeirão merece ter a sua história revitalizada. A população de São Luís será a maior beneficiada e o Crea-Ma acompanhará de perto o andamento das obras”, disse.
A obra da Fonte do Ribeirão é resultado de convênio firmado com o Governo Federal, via Ministério do Turismo, pelo programa “Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística”, a partir de Emenda Constitucional do deputado federal Pinto Itamaraty (PSDB-MA) e será executada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).
POR MARIA RITA MACHADO
CREA-MA
COM INFORMAÇÕES DO SITE DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA