A cerimônia de posse da diretoria do Sindicato dos Engenheiros (Senge), realizada dia 4 de junho, no Brisamar Hotel, aconteceu em clima de união e de boas expectativas para a nova gestão 2012/2015. As propostas de campanha da diretoria empossada foram apresentadas como plano de ação da nova administração a ser realizado até o fim do mandato, de acordo com o presidente da entidade, o eng. eletricista Berilo Macedo.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão esteve representado pelo seu presidente, o Eng. Mecânico Alcino Araújo Nascimento, que compôs a mesa, além do superintendente da entidade, o Eng. Civil Jorge Almir Feres Moraes Rego. Além disso, também prestigiaram o evento jornalistas, autoridades públicas do executivo, legislativo e judiciário, mas foi marcante a presença de associados do Senge, representantes de entidades e outros profissionais da classe. A mesa diretora foi composta pelos professores, Valdimar Ferreira Azevedo, representante da UEMA, e Sérgio Martins Pereira, da UFMA; vereador José Joaquim Guimarães Ramos; José Carlos Nunes, deputado estadual; Pedro Fernandes, deputado federal; secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano; Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE); presidente do Sindicato dos Engenheiros, Berilo Macedo e diretora da entidade, Odinéa Ribeiro; profa. Maria do Carmo Duarte, representante do IFMA; Antonio JoséMuniz, subsecretário de Estado da Casa Civil, representando o secretário da Casa Civil, Luiz Fernando Moura da Silva; eng. Raimundo Pacheco, representando o eng. Marcos Aurélio de Freitas, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de São Luís. Todos da mesa fizeram menção positiva quanto à gestão anterior, tendo à frente a engenheira civil Odinéa Ribeiro, e se mostraram otimistas quanto ao direcionamento do Sindicato em prol dos profissionais da categoria e da sociedade no que diz respeito aos conhecimentos técnicos da classe com a nova diretoria.
Odinéa Ribeiro agradeceu a contribuição dos membros da diretoria na gestão 2009/2011 pelo trabalho desenvolvido e à Federação Nacional dos Engenheiros-FNE pelo apoio dado ao Senge e à categoria. “Conseguimos deixar a marca do Sindicato quando nosaproximamos das instituições de ensino por meio da levamos a disciplina Sociedade, Engenharia e Segurança do Trabalho, na UFMA, a fim de mostrar a responsabilidade desses futuros profissionais na sociedade, e também quando levamos para discussão o tema da gestão metropolitana por meio do Fórum Metropolitano da Grande São Luís, capitaneado pela FNE. Espero que seja dadacontinuidade a esses projetos”. Odinéa passou, em seguida, a palavra para Berilo, que oficializou a posse da diretoria.
Alcino Araújo destacou o trabalho que tem sido realizado tanto pelo Crea-MA quanto pelo Senge em prol dos profissionais: “O Crea-MA e Sindicato dos Engenheiros sempre serão as casas dos engenheiros. Incluímos também os agrônomos e todos que representam as modalidades registradas no conselho. Estamos há 5 meses à frente do Crea-MA e sabemos da nossa responsabilidade em representá-los. Somos cobrados pelos profissionais da sede e do interior. Recentemente, intermediamos a negociação referente às obras do aeroporto, para que as mesmas não parassem. Nós, representantes do conselho e do sindicato, estamos a frente de entidades importantes e sabemos a responsabilidade que isso nos trás, pois representamos a engenharia no estado. Somos cobrados à nível nacional e devemos cumprir o nosso papel, de fiscalizar e assistir ao exercício da profissão. Por isso tudo, gostaríamos de parabenizar essa nova diretoria do Senge que aqui toma posse e que sejam desenvolvidos grandes projetos para o crescimento da engenharia do Maranhão.”
O vereador José Joaquim Guimarães Ramos se colocou à disposição da classe para contribuir e disse estar confiantena futura gestão. O eng. Raimundo Pacheco parabenizou a nova diretoria e frisou a sua importância para alavancaro valor dos engenheiros. Antonio José Muniz também congratulou a nova diretoria. “Nesta noite feliz, em nome pessoal e em nome do secretário Luiz Fernando, quero desejar à recém-empossada diretoria do Senge os mais auspiciosos votos de fecunda administração”. O deputado José Carlos Nunesdestacou o desafio desta gestão por representar uma categoria responsável pelasgrandes transformações da sociedade no mundo e que necessita discutir o piso salarial, de projeto já na Assembleia Legislativa, e colocou-se à disposição para contribuir com a categoria.
Pedro Fernandes frisou a importância de continuar a busca pela valorização dos profissionais da engenharia, além da cobrança de transparência pública, como ocorreu na gestãoanterior. Alcino Araújo disse que a diretoria tem como missão manter oumelhorar o trabalho deixado por Odinéa e que a união da classe ajudará nofortalecimento dos profissionais
Murilo Pinheiro saudou o trabalho desenvolvido por Odinea à frente do sindicato, e o atual presidente do Senge, Berilo. “Com seu equilíbrio e conduta vai trazer para nós a sua qualidade. Pode contar com a Federação”. Finalizou falando sobre o Cresce Brasil, um trabalho da FNE e dos Senges. “Esse projeto serve para apresentar propostas cada vezmais factíveis para os governos, discutindo as questões da sociedade. Temos a responsabilidade de formar mais profissionais, mas outra maior com a sociedade, discutir infraestrutura e desenvolvimento do Brasil”.
Plano de ação – Por último, o presidente empossado, Berilo Macedo, convoca a todos da diretoria para avançar nasconquistas e melhorias para os profissionais da categoria e das modalidades do campo de atuação e citou, entre outras ações para a nova gestão, a conquista pelo salário mínimo profissional; expansão da presença do Senge a todo o Estado do Maranhão, com criação de delegacia regional nos principais cidades do Estado, como Imperatriz, Balsas, Timon, Pinheiro, Presidente Dutra, Caxias, Santa Inês e Rosário; manutenção de representantes do Senge em órgãos eautarquias públicas nas esferas municipal, estadual e federal, ampliar a basede associados para 50% dos profissionais que atuam no Estado e fortalecimento das relações com as instituições de ensino, visando à divulgação da engenharia e do associativismo. Além disso, a diretoria pretende atender a todas as demandas trabalhistas; debater temas de interesse da sociedade por meio de seminários, palestras e fóruns, a exemplo de grandes projetos que estão sendo implantados no Estado, dar continuidade à implantação da gestão metropolitana que, desde 2006, vem rendendo resultados; e realizar efetiva participação dosconselheiros do Senge no CREA para melhorar a qualidade da fiscalização do exercício profissional em nosso Estado.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Maranhão – Senge-MA
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA