Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

4 DE JUNHO: DIA DO ENGENHEIRO AGRIMENSOR

Profissional de uma das mais antigas áreas da Engenharia, o engenheiro agrimensor faz levantamentos, mede, divide e demarca terrenos. Também é ele quem executa, orienta e gerencia atividades relacionadas à topografia, geodésia, batimetria e cartografia. Ele tem, além das atribuições já descritas, característica de pesquisador. Colhe informações sobre o solo e o relevo a fim de elaborar projetos de desenvolvimento territorial, definir traçados ou fornecer informações a outros profissionais. Sua atuação vai desde o início das obras até a mensuração do empreendimento concluído. O Sistema de Informações do Confea tem registrados cerca de 12,3 mil engenheiros agrimensores.
O presidente da Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores (Fenea), Joseval Costa Carqueija, desabafa que poucas pessoas sabem exatamente o que faz um engenheiro agrimensor e o define como “medidor de terra”. “Isso dói um pouco, mas tem lá sua dose de verdade”, brinca. “O Engenheiro Agrimensor lida, sim, com medição de terra, (aliás, daí vem o nome), porém prefiro falar em posicionamento. Uma estrada, ponte, loteamento, cidade ou qualquer obra civil para se tornar realidade é necessário um levantamento topográfico – a espinha dorsal da Engenharia de Agrimensura”, explica.
De acordo com o site Brasil Escola, o Engenheiro Agrimensor é o profissional que trabalha com as descrições detalhadas do espaço físico onde será realizada alguma obra, no monitoramento da operação e na definição dos espaços físicos a serem utilizados em cada caso. Esse profissional é qualificado para administrar, prever, distinguir e mapear possíveis problemas com o decorrer de uma obra, utilizando dados observados na área a ser construída.
“A Fenea parabeniza todos os profissionais que exercem suas atividades com ética e responsabilidade e colaboram para trazer mais qualidade de vida para a sociedade brasileira”, afirmou Carqueija.

COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CONFEA

Inscrições gratuitas abertas: participe do curso REVIT BIM 2023 – GLP do Crea Qualificando de junho

O Crea Qualificando de junho está repleto de conteúdos que vão enriquecer seus conhecimentos. Desta vez, o curso oferecido de…

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão

Participe da Semana da Acessibilidade do Clube de Engenharia do Maranhão! 🗓️ Datas: 25 a 28 de junho de 2024…

Abril Verde 2024: campanha pela Vida e Segurança no Trabalho

O mês de abril é marcado pelo movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre a importância…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…
Pular para o conteúdo