Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA-MA, UFMA e UEMA firmam parceria para realização da 5ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Qualidade de Energia Elétrica

Publicado: 24/03/2022 13:25 – Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-MA

O vice-presidente do CREA-MA, Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima, participou de uma reunião na última terça-feira (22) para discutir a realização da 15ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Qualidade de Energia Elétrica, que será sediado em São Luís. Além do vice-presidente, a reunião contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, do coordenador da Câmara Especializadas de Engenharia Elétrica do Conselho e professor Eng. Eletric. Patryckson Marinho Santos, do pró-reitor de extensão da UEMA, Paulo Catunda; e do professor Airton Petinelli, do curso de Engenharia Civil da UEMA.

 

O evento está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2023 e será realizado pela UFMA, em parceria com a UEMA e o CREA-MA. De acordo com o vice-presidente do Conselho, o Eng. Eletric. Rogério Moreira Lima Silva, o evento reunirá profissionais, estudantes, empresas de engenharia e fornecedores, tanto locais quanto nacionais.

 

Segundo ele, é de suma importância a parceria que vem sendo desenvolvida para a realização do evento, pois cada instituição tem a sua contribuição. “A UFMA e a Uema, como instituições acadêmicas, formam os profissionais, desenvolvem o ensino, a pesquisa e a extensão e, o CREA-MA é a autarquia federal responsável pela verificação, controle e fiscalização do  exercício profissional da Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia. Então, o CREA tem acesso às empresas, aos profissionais, fazendo a integração entre a academia e o mercado”, pontuou.

 

O coordenador da C.E.E.E. o Eng. Eletric. Patryckson Marinho Santos também falou do evento, da importância da temática abordada e da escolha da UFMA como sede para a próxima edição. “É um evento que vai reunir especialistas na área de energia e qualidade de energia. É algo importante para a Universidade, pois o tema é bem atual, e o Brasil carece desse tipo de discussão. Nós conseguimos trazer essa discussão para São Luís, que estava disputando com Florianópolis e Vitória para sediar o evento, o que é de suma importância tanto para os alunos quanto para os professores, engenheiros e a comunidade em geral, pois é um assunto transversal que sai da pesquisa. O evento é importante para mostrar o Maranhão, sua participação e seu potencial energético”, afirmou.

 

O coordenador ainda analisou as diferenças entre o evento, que ocorreu no formato on-line, em 2021, enfatizando que, agora, essa edição será realizada, em 2023, de forma presencial. Ele afirmou que a principal mudança é a interação entre os participantes e as empresas convidadas para apresentar seus produtos, explicar o que fazem no mercado e discutir a política energética no Brasil.

 

Já o pró-reitor de extensão da UEMA, Paulo Catunda, ressaltou que a parceria entre as duas universidades, por ser um evento nacional, traz grandes visibilidades para o estado. “É um congresso de relevância nacional. É muito importante unir os grupos das universidades para que consigamos mostrar uma evolução no Maranhão. Temos que evoluir juntos nesse processo energético: as universidades, o governo do estado e as empresas. Temos que atrair todo mundo que trabalha com energia para que possamos realizar esse congresso e que ele seja um sucesso para que outros congressos também queriam vir para o Maranhão”, declarou.  O congresso, que será realizado pela primeira vez em São Luís, ocorre a cada dois anos.

Saiba +

O Congresso da Sociedade Brasileira de Qualidade de Energia Elétrica é um evento bienal dedicado ao tema, considerado o maior da América do Sul. Realizado desde 1996, o Congresso já esteve sediado em todas as regiões do país. Em sua 14ª edição, foi realizado de 29 de agosto a 1º de setembro de 2021, no formato on-line, para prezar pela saúde e segurança dos congressistas.

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…

CREA-MA Inicia 2024 com Curso Gratuito de Python para Engenharia

Publicado: 19/01/2024 17:13 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA O Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociência (CREA-MA) inicia…
Pular para o conteúdo