Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

GT 5G debate inovação e segurança do trabalho para aprimorar tecnologia

Publicado: 28/04/2023 10:34 – Fonte: Assessoria de Comunicação CONFEA

Promoção de ações de fiscalização preventiva integrada dos serviços de engenharias de software, computação e de telecomunicações. Esse é o principal objetivo listado no planejamento do Grupo de Trabalho 5G, como explica o coordenador do fórum do Sistema Confea/Crea. “Enfatizamos a necessidade imperiosa de um Acordo de Cooperação Técnica junto com à Anatel, com a qual o Confea tem convergência na atuação, do ponto de vista legal, tanto pela Lei nº 5194/1966, que rege a fiscalização exercida pelo Sistema, quanto pela legislação que rege a fiscalização de empresas executada pela Anatel”, pontuou o eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt, que prosseguiu frisando a principal entrega que o GT planeja oferecer à sociedade brasileira. “A capilaridade do Sistema Confea/Crea junto à Anatel será uma contribuição muito grande em prol da segurança e saúde dos usuários do sistema de telecomunicações e tecnologia da informação”, disse o conselheiro, durante a reunião de instalação do grupo na terça-feira (25/4), no Confea.

 

O grupo tem como objetivo não somente a mitigação de acidentes de trabalho, mas também a modernização do setor, segundo o coordenador adjunto. “Discutimos sobre as redes subterrâneas, redes compartilhadas e infraestrutura mínima de 5G para que possamos avançar nas áreas do metaverso, serviços compartilhados da Internet das Coisas, e no desenvolvimento da Engenharia Nacional”, listou o eng. eletric. Genilson Pavão.

 

Para isso, está sendo viabilizada a interlocução com os atores do segmento, como informou o conselheiro. “É importante que o Confea, enquanto órgão fiscalizador, promova essas discussões junto ao Poder Público, como o Ministério das Comunicações, agências reguladoras, empresas prestadoras de serviços, concessionárias, operadoras de telefonia móvel e de serviços de provedor de internet”, salientou Pavão, apontando como o Conselho irá atuar diretamente nesta iniciativa. “Com a capilaridade do Conselho, queremos ofertar o nosso conhecimento e know-how para promover o desenvolvimento da Engenharia nacional em prol da população brasileira, assegurando serviços de melhor qualidade, garantindo profissionais devidamente habilitados e empresas realmente compromissadas e regulares na prestação de serviço.”

 

Nesse sentido, será preparado um “documento com diretrizes de procedimentos para fiscalização da responsabilidade técnica, com o intuito de dar uniformidade às ações em todos os Creas”, conforme adiantou o doutor em Engenharia Elétrica e professor Rogerio Moreira Lima Silva. “Além disso, o GT pretende apresentar contribuições técnicas ao regimento de serviço móvel pessoal da Anatel para adequação aos desafios do 5G e para abranger questões relativas a profissionais devidamente habilitados”, acrescentou o conselheiro do Crea-MA, que já liderou a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e, neste ano, é adjunto desse fórum consultivo do Sistema.

 

A expectativa também é alta para os dois especialistas que fazem parte do GT. O pós-doutor em Engenharia Elétrica e pesquisador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, Leonardo Henrique Gonsioroski, por exemplo, está confiante na regularização dos serviços. “Vamos contribuir para definição de critérios mais bem estabelecidos de fiscalização, a fim de garantir a conformidade da implantação do sistema 5G no Brasil com as legislações vigentes, além de assegurar que os profissionais envolvidos estejam devidamente certificados, registrados e qualificados”, sinaliza Gonsioroski.

 

O eng. eletric. Marcius Butti Vitale, que já gerenciou diversos projetos de infraestrutura de telecomunicações em todo o Brasil, traz sua vasta experiência para os debates do grupo. “Nos últimos anos, tenho focado na melhoria dessa infraestrutura tanto das redes aéreas como subterrâneas, e agora trabalho também com foco em infraestrutura para 5G. Então é uma série de soluções que eu venho desenvolvendo na minha empresa de consultoria e estou trazendo para ajudar o grupo a avançar com inovação e segurança do trabalho”, garante.

 

O GT volta a se reunir no Confea, nos dias 19 e 20 de junho, quando dará continuidade às ações. Será analisada, por exemplo, a possibilidade de uso do 5G Broadcast como padrão da TV digital no Brasil. Também estão previstas a elaboração de cartilha orientativa sobre uso e fiscalização da tecnologia de informação e comunicação; e a organização de workshop com representantes de associações de tecnologia da informação e telecomunicações para divulgar temas, como exercício profissional e mitigação de riscos laborais. Paralelamente, serão promovidas reuniões com representantes da Anatel e de empresas do setor.

 

 

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…

CREA-MA Inicia 2024 com Curso Gratuito de Python para Engenharia

Publicado: 19/01/2024 17:13 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA O Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociência (CREA-MA) inicia…
Pular para o conteúdo