Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Integrantes do GT 5G participam de workshop da TelCom

Publicado: 17/07/2023 10:55 – Fonte: Assessoria de Comunicação CONFEA

O Confea participou, na última quinta-feira (6/7), do workshop para discussão da “Infraestrutura de Telecomunicações para o 5G” realizado pela Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp). Durante o evento, o Confea teve a oportunidade de compartilhar conhecimentos, experiências e perspectivas técnicas com os demais participantes, fortalecendo o diálogo e a cooperação entre empresas de telecomunicações, fabricantes de equipamentos, acadêmicos e pesquisadores. O conselheiro federal e coordenador do Grupo de Trabalho 5G do Confea, eng. eletric. Jorge Bitencourt, participou da abertura dos trabalhos, e os especialistas que integram o GT palestraram sobre diversos temas.

 

O engenheiro eletricista Rogerio Moreira Lima, que também é coordenador nacional adjunto da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), apresentou o tema “Exercício Profissional em Telecomunicações, Nova Lei de Licitações, Compliance e Mitigações dos Riscos nas atividades envolvendo Operadoras, Empresas Competitivas e ISPs. O especialista abordou o risco e alertou para o potencial lesivo coletivo das atividades da Engenharia de Telecomunicações quando executadas por leigos ou maus profissionais. “Existe, por parte do Sistema Confea/Crea todo um trabalho em realizar ações de fiscalização que evitem ou minimizem os sinistros e desastres, visando à garantia da incolumidade pública”, disse Lima.

 

Por sua vez, o CEO da Vitale Consultoria e membro do GT 5G do Confea, eng. eletric. Marcius Vitale, palestrou sobre “Infraestrutura – Crítica de Telecomunicações – Ações para a implementação de melhorias da infraestrutura para atendimento as necessidades do 5G”. O especialista apresentou dados precisos sobre a situação atual da infraestrutura aérea e subterrânea de cabos de telecomunicações instalados em todo o Brasil. “Devido à sensibilidade desse tema para o sucesso da implantação do 5G no país, é crucial adotar várias medidas que poderão minimizar os problemas atualmente identificados na infraestrutura existente. Além disso, é de extrema importância desenvolver soluções específicas que possam ser implementadas nos próximos anos”, alertou Vitale. Além disso, ele ressaltou a importância do compartilhamento da infraestrutura entre os diversos atores envolvidos nos projetos com a adoção de novas técnicas de compartilhamento.

 

Para o conselheiro federal e coordenador adjunto do GT 5G, eng. eletric. Genilson Pavão, durante o evento, o Confea pode destacar a importância da formação e capacitação dos profissionais da engenharia para lidar com os desafios apresentados pelo 5G. “O avanço tecnológico exige um contínuo aprimoramento dos conhecimentos e habilidades dos engenheiros e o Confea pode incentivar o investimento em educação e treinamento nessa área”, defendeu.

 

Pavão ainda destacou a preocupação com a infraestrutura necessária para o 5G. “O Confea pode abordar questões relacionadas à instalação de antenas, planejamento urbano, segurança cibernética e resiliência das redes. A participação ativa do Confea nesse debate contribui para o estabelecimento de diretrizes que promovam um desenvolvimento sustentável e equilibrado”, finalizou o conselheiro.

 

A participação do Confea, por meio do grupo de trabalho, no evento de telecomunicações sobre a infraestrutura do 5G é de extrema importância para o desenvolvimento nacional. O 5G representa uma revolução nas comunicações, com potencial para impulsionar setores-chave da economia e melhorar a qualidade de vida da população.

 

Sobre o GT
O Grupo de Trabalho 5G, que está sob a supervisão da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), é coordenado pelo eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha e o eng. eletric. Genilson Pavão Almeida é o coordenador adjunto. Ainda integram o grupo os especialistas: o eng. eletric. Marcius Butti Vitale, o eng. eletric. Rogerio Moreira Lima e o eng. eletric. Leonardo Henrique Gonsioroski Furtado da Silva.

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…

CREA-MA Inicia 2024 com Curso Gratuito de Python para Engenharia

Publicado: 19/01/2024 17:13 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA O Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociência (CREA-MA) inicia…
Pular para o conteúdo