Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Novas ferramentas nos procedimentos fiscalizatórios discutidas na Soea

Representantes de regionais apresentam suas experiências, sob a mediação do presidente Ricardo Rocha (Crea-PR)

Publicado: 14/08/2023 13:30 – Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-MA

No último dia da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Gramado/RS, a tecnologia assumiu o protagonismo nas discussões sobre a fiscalização nas áreas de engenharia. O painel “Inteligência Artificial – novas ferramentas nos procedimentos fiscalizatórios” foi escolhido para discutir as inovações que estão ocorrendo na área.

 

O engenheiro mecânico Wesley Costa de Assis, superintendente de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), destacou o uso de ferramentas tecnológicas como um alicerce fundamental na fiscalização. Ele demonstrou como as tecnologias atuais estão sendo empregadas para aprimorar os procedimentos de fiscalização, garantindo maior eficiência e eficácia.

 

“Viemos trazer um pouco da experiência que o Maranhão tem com o uso de ferramentas tecnológicas. Começamos a pensar fora da caixinha por lá, e começamos a utilizar algumas tecnologias”, destacou Wesley, falando sobre o uso de recursos como o “Google Alerts”, georreferenciamento, painéis de BI, entre outros, que auxiliam no processo de fiscalização no estado.

 

Integração de dados
A programação iniciou com a palestra do engenheiro de alimentos Danillo Humberto Cordeiro Bezerra, coordenador de Integração de Dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO). Ele discutiu a importância da integração de dados nas ações de fiscalização, mostrando como a coleta e análise de informações podem aprimorar a eficácia dos processos de fiscalização.

 

“Minha história no Crea Goiás começa em 2011 e, em 2018, nós criamos uma unidade voltada à integração de dados e à utilização de ferramentas de BI (Business Intelligence) visando otimizar os processos, através de ciência e análise de dados”, comentou Danillo sobre como foi o início do processo de implementação da tecnologia na fiscalização.

 

Inteligência artificial
Já o engenheiro civil Diogo Artur Tocacelli Colella, gerente da Regional de Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), trouxe à tona a aplicação da inteligência artificial (IA) na fiscalização de obras e serviços registrados em Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). Ele apresentou um processo preditivo baseado em IA que auxilia na direção de fiscalizações de forma mais precisa e eficiente.

 

“A fiscalização preditiva de ARTs já está implementada e estamos prontos para novos desafios. Com dedicação, vontade e empenho, levamos à fiscalização essas soluções e ferramentas que estamos desenvolvendo”, declarou Diogo ao finalizar a apresentação.

 

Fiscalização preventiva
A programação prosseguiu com a palestra do Tecnólogo José Augusto Pinto de Queiroz, coordenador nacional do Grupo de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco (BA, AL, SE, PE e MG). Ele apresentou a FPI como uma ferramenta de fiscalização que tem como objetivo servir à sociedade, garantindo a segurança e a conformidade de projetos e obras.

 

“A FPI é uma ação de cunho institucional e fiscalizatório, no sentido de integrar várias entidades e órgãos. Ela tem um objetivo de desenvolver ações integradas em determinados segmentos econômicos, alguns tipos de empreendimentos ou áreas de interesse da sociedade. E o objetivo da FPI do Rio São Francisco é melhorar a qualidade ambiental e de vida da população”, disse o palestrante, abordando a principal função da FPI para a proteção ambiental e social, utilizando a tecnologia para coletar dados importantes e concretos para tornar as atividades do campo mais seguras e eficientes.

 

O debate e as perguntas foram conduzidos sob a moderação do engenheiro civil Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR.

 

A 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia é reconhecida por proporcionar um espaço de discussão sobre as mais recentes inovações e tendências nas áreas de engenharia e agronomia. A abordagem sobre a tecnologia na fiscalização é especialmente relevante, pois demonstra como as ferramentas digitais e a inteligência artificial estão revolucionando a forma como os processos de fiscalização são realizados.

 

Reportagem: Abigail Cardoso (Crea-MA)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Fotos: Stúdio Feijão & Lentilha

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…

CREA-MA Inicia 2024 com Curso Gratuito de Python para Engenharia

Publicado: 19/01/2024 17:13 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA O Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociência (CREA-MA) inicia…
Pular para o conteúdo